Brasil,

Festival Homero traz apresentações de “Ilíada” e “Odisseia” nos palcos da Cia do Abração e Miniauditório do Teatro Guaíra

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Duarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Série de apresentações contemplam cantos das obras clássicas da mitologia grega, vividos por seis atores e atrizes em setembro e outubro

A Companhia Ilíadahomero de Teatro realiza em Curitiba o Festival Homero, uma celebração às obras clássicas “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídas ao renomado autor da mitologia grega, que dá nome ao evento. Durante seis datas nos meses de setembro e outubro, atores e atrizes realizam apresentações individuais dos segmentos que compõem estas obras (conhecidos como cantos), em dois palcos da cidade, com direção de Octavio Camargo.

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, o festival é realizado na Cia do Abração, em que Leticia Guimarães apresenta o Canto 18 da “Ilíada”, Richard Rebelo traz o Canto 16 da mesma obra e Pedro Inoue interpreta o Canto 13 da “Odisseia”. Na segunda etapa, nos dias 11, 12 e 13 de outubro no Miniauditório do Teatro Guaíra, serão apresentados unicamente cantos de “Ilíada”, por Patricia Reis Braga (Canto 22), Eliane Campelli (Canto 14) e Katia Horn (Canto 13). Os ingressos estão à venda no site do DiskIngressos.

O formato de mini festival foi motivado pela demanda pelas apresentações, que tem crescido bastante, segundo o diretor e fundador da companhia, Octavio Camargo. “Se contarmos todas as praças nos últimos anos, estivemos presentes em cerca de 15 estados do Brasil. É muita coisa. Esse modelo de mini festivais tem se mostrado eficaz e possivelmente teremos outras investidas como esta, na forma de uma série”, afirma.

Considerada a obra fundadora do pensamento ocidental, “Ilíada” se passa durante a Guerra de Troia tendo o herói Aquiles como protagonista, além de diversos outros personagens entre deuses, semideuses e humanos (como, Zeus, Patroclo, Heitor, Vulcano, Juno, Jupiter, entre outros). A iluminação entra como um importante elemento cênico e narrativo para conduzir a história e diferenciar os personagens. Foi concebida por Beto Bruel, um dos maiores e mais premiados iluminadores cênicos do Brasil.

“Odisseia”, por sua vez, narra a história de Ulisses, que leva mais 17 anos para voltar para casa após sua atuação na Guerra de Troia, passando por muitas aventuras na trajetória. A companhia utiliza as traduções experimentais das obras, feitas por Odorico Mendes, diretamente dos originais em grego.

Primeira etapa na Cia do Abração

O festival tem início na Cia do Abração em 20/09 (sexta, 20h), em que Leticia Guimarães dá vida aos personagens do Canto 18, muito lembrado por descrever o escudo de Aquiles como uma miniatura do mundo na época. Segundo a atriz, atuar em “Ilíada” é um desafio que se renova a cada apresentação. “É sempre uma peleia. Honra e luta podem resumir minha relação com ‘Ilíada’. Um trabalho heroico que exige uma batalha diária, sempre renovada. É como se estivéssemos escavando camadas de nossa cultura”, afirma a atriz, fundadora da Cia do Abração. “Abarcar o projeto dentro de nossa casa, de nosso espaço cultural, é poder também oportunizar ao nosso público o encontro com um requintado e primoroso trabalho artístico.”

No dia seguinte, 21/09 (sábado, 20h), Richard Rebelo, se encarrega do canto 16 de “Ilíada”, que traz ao público uma das façanhas mais bem desenvolvidas da obra, chamada de “Aristéia de Patroclo”. O ator está no projeto desde seu início, e já viajou para se apresentar inclusive em Teerã, capital do Irã, ao lado do diretor Octavio Camargo “Lá a gente apresentou o canto 16 de ‘Ilíada’ no Teatro Imperial de Teerã. E ainda participamos, eu e ele, de uma leitura da ‘Odisseia’, que durou nove horas, em que a obra foi lida em vinte idiomas diferentes”, recorda.

A primeira etapa se encerra em 22/09 (domingo, 19h) desta vez com um segmento da “Odisseia”, o canto 13, por Pedro Inoue. Nesta parte da história Ulisses finalmente retorna para Ítaca, sua terra natal. “Fazer a Odisseia é muito simbólico nesse momento. A gente ensaiou durante a pandemia, um momento que todo mundo estava retornando, presos nas suas casas, como se fosse uma volta a si mesmo, das coisas essenciais e das redescobertas, que é o que acontece no canto 13”, compara o ator. “Eu me orgulho muito de estar no mais novo canto e também de ser o mais novo de idade no festival.”

Companhia se dedica 25 anos às obras de Homero

Fundada pelo diretor Octavio Camargo em 1999, a Cia Ilíadahomero de Teatro, de Curitiba, e tem por objetivo a encenação do texto integral da “Ilíada” e da “Odisseia” de Homero, entre outras obras literárias de interesse universal. Além do Brasil, a companhia já realizou apresentações em outros países como Grécia, Holanda e Portugal. É hoje a única companhia de rapsodos do mundo, ou seja, com atores que falam os cantos de cór. Em 2023 apresentou “Ilíada” na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em um projeto muito bem recebido pelo público e imprensa, em parceria com a produtora cultural Fluindo Libras.

Serviço:
Festival Homero
Datas: 20, 21 e 22/09 na Cia do Abração. 11, 12 e 13/10 no Teatro Guaíra - Miniauditório
Horários: sextas e sábados às 20h. Domingos às 19h

Endereços:
- Cia do Abração: Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725, Bacacheri
- Teatro Guaíra, Miniauditório: Rua Amintas de Barros s/n, Centro

Classificação: 12 anos
Informações: @ciailiadahomero

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

Vendas de ingressos para apresentações na Cia do Abração

Vendas de ingressos para apresentações no Teatro Guaíra Miniauditório