Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promovem curso para professores e visita educativa a guias de turismo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Foto: Juliana Faria/Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro Foto: Juliana Faria/Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

No domingo (18), projeto musical apresenta clássicos da MPB com entrada gratuita no palco das instituições de Campos do Jordão (SP)

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão (SP), promovem duas formações para os profissionais de turismo e educação do município da Serra da Mantiqueira.

Na quarta-feira (21), os guias de turismo inscritos na atividade vão fazer uma visita educativa ambiental no Museu e Auditório e discutir o tema da sustentabilidade em seu dia a dia profissional; na quinta-feira (22), professores poderão participar de uma formação sobre cultura popular e folclore brasileiro.

Na programação das instituições ainda tem o projeto Domingo Musical com entrada gratuita e atividades educativas para toda a família. Confira, abaixo, a agenda para os próximos dias.

Por dentro do Viveiro: reinauguração

No mês de agosto, o Núcleo Educativo irá oferecer uma atividade ambiental sobre a fauna e flora da Mata Atlântica dentro do viveiro do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. Os educadores convidam o público a participar e fazer parte das comemorações de reinauguração do espaço. O objetivo é integrar os visitantes ao meio ambiente que rodeia as instituições.

Horário: às 10h e às 14h

Oficina de Mandalas

Você já se perguntou sobre o poder das mandalas? Segundo Samantha Troni, que ministra a oficina no Museu e Auditório, essas formas geométricas são mais do que simples desenhos – são portais para a expressão criativa e para o equilíbrio interior.

Ao final, os participantes compartilharão suas criações com outros participantes em um ambiente acolhedor. Vale destacar que não é necessário ter experiência prévia em arte.

Informações: (12) 3512-2508

Família no Museu: “Caixa preta: vírus e bactérias através da luz negra”

Você consegue imaginar quantos vírus e bactérias podem estar em nossas mãos? O Núcleo Educativo irá realizar uma atividade onde os visitantes irão molhar suas mãos com uma substância fluorescente e inseri-las dentro de uma caixa preta com luz negra que realça a cor, permitindo a visualização das sujidades presentes nos locais.

A atividade tem o objetivo de enfatizar a importância da higienização das mãos e o quanto os vírus e bactérias estão presentes no nosso dia a dia.

Horário: às 15h
Informações: (12) 3512-2508

Domingo Musical: “Brasil: Tecendo os Fios da Canção”

Com um repertório cuidadosamente selecionado, Fabricio dos Santos e Zafe Costa mergulham nas raízes da música brasileira, explorando uma ampla gama de gêneros que compõem sua essência.

De Milton Nascimento a Gilberto Gil e de Dorival a Luiz Gonzaga, cada acorde e verso é um tributo aos mestres que moldaram a identidade musical do nosso país.

Data: 18 de agosto (domingo)
Informações: (12) 3512-2508

Guias de Turismo: “Circuito ecológico na Mantiqueira”

O Núcleo Educativo, em parceria com a empresa Terra Campos, oferecerá aos guias de turismo uma visita educativa ambiental no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, tendo em vista o tema “sustentabilidade”.

Será proposto, como complemento, a oficina “Qual é a Planta?”, que visa demonstrar os resultados positivos nos âmbitos social, econômico e ambiental de diversas práticas que podem ser incentivadas pelos profissionais do turismo. Para participar da atividade, é necessário se inscrever no link abaixo.

Data: 21 de agosto (quarta-feira)
Horário: às 13h
Inscrições: https://forms.gle/yKce2H5kyowfMMLd9

Ensaio aberto de dança, com grupo Olharte Cultura

O grupo de dança Olharte Cultura, do projeto social Eliane Humberg – que oferece aulas de dança para pessoas de diferentes idades e gêneros – realiza ensaios abertos no Auditório Claudio Santoro. Os visitantes terão oportunidade de vivenciar um pouco dos bastidores do espetáculo oferecido pelas dançarinas e dançarinos do grupo.

Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Informações: (12) 3512-2508

Cursos para professores: “O Folclore acontece só em Agosto?”

Nesta formação para professores, em comemoração ao mês do folclore, o Núcleo Educativo convida os profissionais da educação para um encontro temático e para uma troca de vivências acerca da cultura popular.

O que é folclore? As lendas são as únicas manifestações do folclore no Brasil? Onde esbarramos no folclore no nosso cotidiano? Essas e outras questões irão guiar a discussão sobre arte, cultura popular e educação. Para participar da atividade, é necessário se inscrever no link abaixo.

Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Horário: às 19h
Inscrições: https://forms.gle/y9LWTtLQAmFr1eAN8
Informações: (12) 3512-2508

Confira a programação completa do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro no site das instituições.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições do Governo do Estado de São Paulo administradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura, foram inauguradas em 1979 e ocupam aproximadamente 35 mil metros quadrados dentro de um fragmento de Mata Atlântica.

A atuação das instituições se dá em três eixos: nas artes visuais, com as 88 esculturas de Felícia Leirner, considerado um dos acervos do gênero mais importantes do Brasil; na música, por meio do Auditório, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina; e no patrimônio ambiental, representado pela reserva no entorno dos equipamentos.

Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (segunda, fechado à visitação)
Informações: (12) 3512-2508 ou
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (clique aqui e conheça a política de gratuidade)