Brasil,

MIS recebe enxadrista renomado para debater filme sobre xadrez

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa MIS
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Cena do filme "Os cavaleiros do sul do Bronx". Imagem: divulgação Cena do filme "Os cavaleiros do sul do Bronx". Imagem: divulgação

Herman Claudius van Riemsdijk e seu filho, o também enxadrista Marius Rombout Ferreira van Riemsdijk, participam do debate da próxima edição do CineCiência, que exibe o longa “Os cavaleiros do sul do Bronx”

No dia 18 de agosto, às 16h, o MIS realiza mais uma edição do CineCiência, que neste mês aborda a educação de jovens em situação de conflito por meio do filme “Os cavaleiros do sul do Bronx”. No longa, o ensino do jogo de xadrez aos jovens pobres numa escola da periferia de Nova York tem a força transformadora para oferecer uma nova perspectiva para suas vidas. Após a exibição, será realizado um debate com o enxadrista Herman Claudius van Riemsdijk e seu filho, o também enxadrista Marius Rombout Ferreira van Riemsdijk. O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do museu.

Sobre o filme

Os cavaleiros do sul do Bronx

(dir. Allen Hughes, EUA, 2005, 89 min, 10 anos)

Um executivo desempregado de meia-idade aceita ser professor em uma escola do Bronx, onde encontra alunos bastante difíceis. Ao ensiná-los a jogar xadrez e a usar esse conhecimento em suas vidas diárias, Richard Mason (Ted Danson) desenvolve uma bela conexão com eles e os encaminha para uma vida melhor. Sua dedicação às crianças é exemplar e apaixonante.

Sobre os debatedores

Herman Claudius van Riemsdijk é um enxadrista brasileiro nascido nos Países Baixos, mestre internacional de xadrez pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em francês) e autor de diversos artigos sobre o enxadrismo. Foi campeão brasileiro em 1970, 1973 e 1988 e vice-campeão em 1975, 1976, 1977 e 1995. Representou o Brasil em 11 edições da Olimpíadas de Xadrez. É árbitro internacional desde 1981 e treinador da FIDE desde 2018. Foi presidente da Federação Paulista de Xadrez e do Clube de Xadrez de São Paulo, entre outras posições.

Marius Rombout Ferreira van Riemsdijk é licenciando em matemática pela USP, enxadrista e cubista. Em 2018, foi vice-campeão sul-americano de resolução do cubo mágico em menos movimentos. É jogador de xadrez desde 1984 e está no ranking internacional desde 2006. Atua desde 1987 como árbitro de xadrez e desde 1998 como árbitro internacional da FIDE. Além disso, é professor de xadrez desde 2001 e professor de cubo mágico desde 2018.

Sobre o mediador

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Serviço | CineCiência – Os cavaleiros do sul do Bronx
Local: Auditório LabMIS | Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 18.08, às 16h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: 10 anos

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, Vivo, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar