Brasil,

Oficina de palhaçaria com a artista Karla Concá (RJ), Integrante do Grupo de Palhaçaria As Marias da Graça, chega a Blumenau no dia 6 de setembro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nane Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

ArteDigital - Arte: Tita Tinta Ilustra ArteDigital - Arte: Tita Tinta Ilustra

A ação faz parte do projeto Palhaçaria para Todes, é gratuita, e ocorre durante três dias na Secretaria Municipal de Cultura do município, inscrições pelo link https://forms.gle/gWu813agxgk3Mogq5

A arte do riso e palhaçaria em formação. De 6 a 8 de setembro, o projeto Palhaçaria para Todes traz a Blumenau a Oficina Onde Botei Meu Nariz?, com a artista e mestra na área, Karla Concá (RJ), integrante do primeiro grupo de Palhaçaria composto por mulheres do Brasil, As Marias da Graça, com uma trajetória de mais de 23 anos. A ação ocorre durante os três dias na Secretaria Municipal de Cultura do município, e as inscrições são gratuitas pelo link https://forms.gle/gWu813agxgk3Mogq5 - Além da oficina, o projeto conta com várias ações em agosto e setembro, como roda de conversa, exibição de documentário, cine-debate, declamação de poesia surda, intervenções artísticas e exposição fotográfica; com o objetivo de trazer experiências diversas, sensibilizar, e conectar oficinantes e público, com e sem deficiência, ao universo lúdico e extraordinário da palhaçaria. Todas as ações são gratuitas e contam com intérpretes de LIBRAS.

“A Palhaçaria é uma potente ferramenta em estratégias para soluções criativas, através do riso, no enfrentamento dos problemas da vida. A menor máscara do mundo é carregada de grande poder de transformação social. O projeto propõe uma abordagem multidisciplinar desta Arte milenar cujo principal objetivo é simples, poderoso e vital para nossa sociedade: fazer rir”, afirma a designer e produtora executiva do projeto, Tatiane Hardt, conhecida como a artista Tita Tinta.

"Expandir o lúdico, o poético, o criativo, a concentração, a imaginação. Trabalhar a percepção, o olho aberto, a escuta, a pausa, a respiração, o tempo cômico, a presença em cena, ou simplesmente tomar corajosamente toda essa subjetividade risível e aplicar na vida”, complementa a ministrante da oficina, Karla Conká. “A oficina tem por objetivo promover uma investigação prática e teórica da lógica pessoal do riso. Tornando conscientes estados pessoais espontâneos e autênticos que levam ao encontro do ser risível de cada participante. Ao rirmos de nós, nos identificamos como sujeito que erra, e errar é inerente à condição humana. Ao identificar sua sombra, a convide para uma boa gargalhada junto de você. É um alívio poder se amar do jeito que se é! Sua graça está na sua desgraça”, acrescenta Karla. “A palhaçaria é ação presente, na agilidade do pensamento criativo pode estar a solução de se resolver problemas. Tudo está em mim e a partir de mim no agora, futuro não existe. O desfrute é o caminhar", conclui a mestre em palhaçaria.

No mês de julho, o projeto levou ações para a Associação Blumenauense de Amigos dos Deficiente Auditivos (ABADA), e, no dia 25 de agosto, as mesmas ações estarão presentes no Evento COLMEIA; que ocorre no Teatro Carlos Gomes; a partir das 10h, com exibição do Documentário "Pagliacci", acessível em LIBRAS gravadas; Roda de Conversa “Acessibilidade Cultural, O Que eu Tenho a ver com Isso?” com a presença de Inácio Sperber (Vice-Presidente do CMPC de Blumenau) e Prof. Renata Orlandi (UFSC Campus Blumenau) e Mediação de Tita Tinta (Tatiane Hardt); intervenção "Marga & Margarete em Utilidade Pública", com as Palhaças Marga e Margarete; e declamação de poesia em LIBRAS (Literatura Surda), com Catharine Moreira.

O projeto Palhaçaria Para Todes é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, contemplado no Prêmio Herbert Holetz (Edital Número 002/2022). As ações do projeto contam com divulgação de peças gráficas informativas e educativas sobre acessibilidade cultural na rede social @titatintailustra, com temas sensíveis e com caráter informativo a respeito de questões que afetam as comunidades de pessoas com deficiência. Onde são abordadas questões relacionadas à Lei Brasileira de Inclusão (em vigor e sendo desrespeitada desde 2015), tipos de acessibilidade cultural (o que é, como funciona, para que público), direito de acesso à cultura, capacitismo, entre outros. Além dos cards, o projeto ainda prevê a doação de duas obras audiodescritas(uma fotografia de Sabrina Marthendal e uma ilustração da artista Tita Tinta) para a ABADA, em setembro deste ano. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/titatintailustra

KARLA CONKÁ
Atriz, palhaça e fundadora/integrante do grupo As Marias da Graça, no Rio de Janeiro, desde 1991. Desde 2004, faz parte do Casting do Cirque Du Soleil. É idealizadora e produtora do festival Esse Monte de Mulher Palhaça, evento bienal que reúne mulheres de todo o mundo para debater e apresentar o resultado e as condicionantes para a realização de projetos de Palhaçaria Feminina. Conduz oficinas de formação em Palhaçaria em todo o Brasil disseminando essa linguagem e fomentando, especialmente mulheres, no caminho de busca de suas palhaças, ministrando a Oficina Onde Botei meu Nariz?, desde 2004. Atua junto ao - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), no Rio de Janeiro, ministrando oficinas de Palhaçaria para mulheres vítimas de violência. Realiza um trabalho de socialização com uma aluna portadora de síndrome de down usando a técnica da Palhaçaria. Através do qual surgiu o curta-metragem Síndrome de Clown, dirigido por Norlan Silva e produzido pelo Canal Futura.

Projeto Palhaçaria Para Todes
De 6 a 8 de setembro
Oficina Onde Botei meu Nariz?, com Karla Concá (RJ)
No dia 6, às 18h; no dia 7, às 8h, no período matutino, vespertino e noturno; e no dia 8 de agosto, às 8h, nos períodos matutino e vespertino.
Local: Na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (R. XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau)
Vagas: 10 oficinantes e 10 ouvintes
Acessibilidade: LIBRAS + acessibilidade arquitetônica (rampas, elevadores e banheiro adaptado)
Público alvo: A oficina será livre para pessoas maiores de 18 anos, sem exigência de formação superior ou conhecimento/experiência na área de Palhaçaria. As vagas serão preferencialmente paritárias entre as identidades de gênero inscritas. Prevemos recorte social com vagas preferenciais, sendo: 30% das vagas: pessoas com deficiência, negritude, indígena, terceira idade, imigrante e pessoa trans. 30% das vagas: primeira oficina de palhaçaria do candidato; 40% das vagas: público geral
Inscrições gratuitas pelo link https://forms.gle/gWu813agxgk3Mogq5
Evento gratuito.

OUTRAS AÇÕES DO PROJETO
Dia 08 de agosto
Às 14h: Saída de Rua com Palhaços (30 min), acessível em LIBRAS
Às 14h30: Abertura da Exposição acessível “Palhaçaria Para Todes” com fotografias de Sabrina Martendal e Ilustrações de Tita Tinta - acessível em LIBRAS e Audiodescrição + Exibição da declamação do poema “Somos Invisíveis” de literatura surda com a autora Catharine Moreira + CINE-DEBATE do Filme Nacional "Pagliacci" acessível em LIBRAS gravadas (1h15) - com a presença de intérprete de LIBRAS, durante o debate.

Dia 25 de agosto, a partir das 10h
Exibição do Documentário "Pagliacci" acessível em LIBRAS gravadas (1h15)
Roda de Conversa “Acessibilidade Cultural, o que eu tenho a ver com isso?”
Intervenção "Marga & Margarete em Utilidade Pública" com Palhaças Marga e Margarete (40min)
Declamação de poesia em LIBRAS (Literatura Surda) com Catharine Moreira (5min)
Local: durante evento COLMEIA, no Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181, Centro)
Acessibilidade: LIBRAS + acessibilidade arquitetônica (rampas, elevadores e banheiro adaptado no 2º andar)
Ações gratuitas e abertas à comunidade.

EQUIPE TÉCNICA
Proponente, designer e produtora executiva do projeto: Tatiane Hardt - Tita Tinta
Intérpretes de LIBRAS: Suzi Daiani da Silva + Clery Dreher + Valdemétrius Castro Neri
Audiodescritora: Mara Rubia Matteusi
Social media: Tatiane Hardt
Fotografia: Sabrina Marthendal
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar