Brasil,

4º Festival Educa Claquete Ação celebra a diversidade e a criatividade do Cinema Brasileiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Aguilera
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

O curta BUG mostra um mundo desolado onde a humanidade foi extinta há muito tempo. Divulgação. O curta BUG mostra um mundo desolado onde a humanidade foi extinta há muito tempo. Divulgação.

Com exibições presenciais, mostra traz 18 curtas-metragens com temáticas educativas

O Festival Educa Claquete Ação está de volta este ano com uma programação diversificada que promete encantar e inspirar os amantes do cinema. Em sua quarta edição, a mostra acontece de 1 a 31 de agosto de 2024, em sessões presenciais, na região metropolitana de São Paulo. Serão exibidos 18 curtas-metragens, sendo dez filmes competitivos, um filme convidado, e sete filmes realizados nas oficinas produzidas pelo Festival.

Selecionados entre 266 obras de todo o Brasil, 11 curtas-metragens de ficção, animação e documentário dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia disputam a mostra competitiva. Todas as produções abordam temáticas relacionadas à educação, cultura, esporte e meio ambiente, oferecendo um panorama diversificado e enriquecedor da produção cinematográfica contemporânea no país.

"Festivais e oficinas como do Educa Claquete Ação desempenham um papel crucial ao abrir portas para realizadores de todo o Brasil, oferecendo uma plataforma para a exibição de suas obras, estimulando a criatividade e promovendo a valorização da diversidade cultural e a inclusão social pelo cinema", afirma Alba do Vale Martins, coordenadora do projeto.

Temas contemporâneos

Os filmes selecionados na quarta edição do Festival oferecem uma rica variedade de temas que espelham a diversidade cultural, educacional, social e ambiental do Brasil. Entre os temas explorados estão o racismo, a biodiversidade, as ameaças enfrentadas pelas atividades humanas, a ditadura militar no Brasil, o ativismo indígena e ambiental, a infância, entre outros.

Documentário e exposição celebram legado de José Luis Zagati

Na Abertura do Festival, será exibido o documentário Zagati (Edu Felistoque e Nereu Cerdeira-2001) que conta a inspiradora história de José Luis Zagati (6/10/50 -26/10/2016), um catador de sucatas, que montou na garagem de sua casa, em Taboão da Serra, um cinema com cadeiras, cartazes e filmes que encontrou no lixão. Zagati dedicou sua vida a proporcionar experiências cinematográficas únicas para crianças que não podiam pagar ingresso de cinema. O Mini Cine Tupy foi, por muitos anos, o único cinema na cidade da região metropolitana de São Paulo.

O público também poderá conferir uma exposição que reúne fotografias, objetos e testemunhos que capturam a essência de Zagati e seu impacto duradouro na comunidade.

Jovens cineastas

A abertura do 4º Festival de Cinema Educa Claquete Ação (ECA) apresenta ainda o making off dos curtas-metragens produzidos por 75 jovens entre 12 a 18 anos de Taboão da Serra e Embu das Artes durante os meses de maio e junho de 2024. Os sete filmes produzidos também serão exibidos durante o Festival.

“O público poderá realizar uma imersão na sétima arte em sua forma mais autêntica e inspiradora, onde curtas-metragens produzidos nas oficinas destacam a união essencial entre cultura e educação”, salientou a curadora do Festival, Vitoria Soares.

Premiação

A escolha dos filmes vencedores na categoria competitiva do 4º Festival de Cinema Educa Claquete Ação (ECA) será realizada por um júri técnico composto por profissionais do audiovisual brasileiro com troféu para o melhor roteiro, ator, atriz e filme.

Serviço:
4º Festival de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA)
1 a 31 de agosto de 2024

Centro Municipal de Recreação e Cultura Carlos Drummond de Andrade - CEMUR
Endereço: Praça Nicola Vivilechio, 334 - Jardim Bom Tempo, Taboão da Serra - SP

Cerimônia de abertura: 1º de agosto de 2024, a partir das 18h
Exposição José Luis Zagati – Catador de Sonhos
Exposição audiovisual sobre os 100 anos da imigração japonesa em Taboão da Serra
Apresentação musical Projeto S/A
Mostra de Cinema - 2 e 3 de agosto de 2024, a partir das 15h

Centro Cultural Mestre Assis
Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes - SP

9 e 10 de agosto de 2024, a partir das 16h.

Estação Cidadania
Rua Ursa Maior, s/nº - Jd. do Colégio, Embu das Artes - SP

16 e 18 de agosto de 2024, a partir das 14h

Centro Cultural Parque Pirajuçara
Av. Aimara, 001 - Parque Pirajussara, Embu das Artes - SP
21 e 22 de agosto de 2024, a partir das 13h

CEU Campo Limpo
Av. Carlos Lacerda, 678 - Vila Pirajussara, São Paulo - SP
Encerramento do 4º Festival Educa Claquete Ação.
31 de agosto de 2024, a partir das 18h

Entrada franca
Livre
Facebook: https://www.facebook.com/FestivalECA
Site:https://festivaleca.com.br/mostra
Instagram: @festival.eca

Confira os filmes competitivos:

ZINHO, O FILHOTE

Diretor: Ricardo Rodrigues | 14’43’’ | Animação|livre | 2002 | SP

Sinopse: Kéti, 5 anos, encontra um filhote chamado Zinho, que vive no quintal do vizinho escondido de todos. Amiga Lorran, 6 anos, que usa muletas para se locomover, juntos enfrentam Gradel, 9 anos, um menino que quer afastar Zinho deles.

OURO VERDE

Diretor Thiago Mendes | 03’03’’ | Documentário | Livre | São Paulo - SP

Sinopse: A história destaca a beleza da biodiversidade na região costeira da Mata Atlântica, localizada no litoral sul do Brasil. Infelizmente, as atividades humanas ameaçam não apenas essa beleza natural, mas também a biodiversidade em todo o mundo.

TEREZA

Diretor Bea Souza | 08’50’’ | Livre | Documentário | Livre | Rio de Janeiro - RJ

Sinopse: "Tereza" faz um olhar sobre a carreira, histórias pessoais e cinema de Tereza Trautman, diretora do primeiro longa de ficção do cinema brasileiro moderno, que foi censurado durante a ditadura militar do Brasil. A obra discute a importância da representatividade feminina e analisa como a ditadura militar afetou a vida e o cinema de Tereza.

CALUIM

Diretor: Marcos Alexandre | 10’37’’ | Ficção | Livre | Salvador - BA

Sinopse: Uma atriz negra recebe um tratamento bem peculiar em um set de filmagem composto por uma equipe branca.

PALAVRAS MÁGICAS

Diretor Carlon Hardt |2’51’’| Animação | Livre | 2023 | São Paulo- SP

Sinopse: "Magical Words" explora o poder das palavras e como elas podem evocar diferentes emoções. Ela encoraja os ouvintes a prestar atenção às palavras que usam e a ouvir seus corações quando estão sem palavras. A música também aborda a importância dos sotaques e como uma pequena mudança em uma palavra pode ter um grande impacto em seu significado. No geral, a música celebra a complexidade e a beleza da linguagem.

DE FRENTE PRO ESCURO

Diretor Danilo Sacramento | 06’43’’ | Ficção | livre | SP

Sinopse: Um pai, em seu aniversário de 65 anos, tenta se reconectar com seus filhos.

O PIPA

Diretor: Isabela Alves | 08’00’’| ficção | Livre | São Paulo- SP

Sinopse: Bebel é uma menina que adora brincadeiras de criança, mas agora tem um novo desafio: colocar a pipa no céu. Com vocabulário pipeiro e trilha sonora com batidas de funk, o curta-metragem 'O Pipa' fala sobre o encantamento do brinquedo pela capota.​

O DISCURSO de TXAI SURUI

Direção Alunos da Oficina de Multimeios da Escola Parque

15-16 | 04´00´´| Documentário | Livre | Rio Janeiro - RJ

Sinopse: O memorável e histórico discurso de Txai Suruí na abertura da COP-26: Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, Escócia (2021). Txai Suruí é uma liderança ativista indígena brasileira, da etnia Paiter-Suruí. Foi a única indígena da América Latina e a única brasileira a discursar na COP-26. Seu discurso foi feito diante de mais de 100 chefes de estado e ecoou pelo planeta. O filme foi exibido no ano seguinte, na COP 27, em Sharm el-Sheikh, Egito, em um painel do qual Txai Surui participava. Filme feito em stop motion e animação 2d pelos alunos do ensino médio da Escola Parque (Projeto Multimídia).

IROCÔ

Denis Leroy Faria |10´27´´ | Livre | Animação | 2024 |Belo Horizonte – MG

Sinopse: Conta a história de uma árvore sagrada, Iroco, e como ela atendia aos pedidos das mulheres de uma aldeia em troca de oferendas.

Baseado na mitologia iorubá e na cultura afro-brasileira, o curta conta a história de Olorumbi, uma das mães que não conseguiu cumprir sua promessa e teve seu destino completamente transformado por Iroco.

A MENINA E O MAR

Diretor Gabriel Mellin |15’00’’| Ficção |Livre | SP

Sinopse: O filme conta a história de duas crianças que possuem formas completamente diferentes de enxergar o mundo. E o mar, que abraça este encontro.

Ele, com medo do que as águas podem trazer, e ela, que encontra poesia em cada grão de areia, aprendem juntos que para valorizar a vida, basta se entregar aos sentidos. É nessa conexão que nasce uma história de superação, lições e uma experiência transformadora.

BUG

Direção: Andrey Oliver; Enzo Bonini; Julia Marques; Marina Lobo; Pedro Mancini | 08’23’’ | Ficção Científica | Livre | SP

Sinopse: Em um mundo distópico desolado onde a humanidade foi extinta há muito tempo, um robô vasculha peças para reconstruir um companheiro enquanto cuida de um oásis precioso - uma estufa radiante que se destaca como um testamento frágil da beleza que outrora enfeitou a Terra. Em sua jornada, ele encontra um besouro, formando uma amizade valiosa. Juntos, eles embarcam em uma jornada cheia de descobertas, trazendo esperança e conexão em meio à desolação.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar