Projeto Jazz na Rua traz apresentação de música instrumental no dia 9 de julho, na praça do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
Quarteto AllJazz - Foto: Marcelo Wisoski
Os concertos ao ar livre seguem até dezembro, são gratuitos e abertos à comunidade
Música instrumental. No dia 9 de julho, às 10h30, ocorre a segunda apresentação do projeto Jazz na Rua, na praça do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Os concertos são com o quarteto AllJazz, formado pelos artistas Caio Fernando, no baixo elétrico e acústico; JP Batera, na bateria; Rafa Girardi, nos teclados; e Suelen Mondini, no saxofone. As apresentações de música instrumental do projeto ocorrem uma vez por mês, aos domingos, são gratuitas, abertas ao público e comunidade em geral. Classificação indicativa Livre.
“O primeiro concerto foi um sucesso e nos motivou ainda mais para fazer com que o projeto Jazz na Rua torne a música instrumental ainda mais acessível e popular para a comunidade. Uma forma de trazer inúmeras possibilidades de arte para a rotina da cidade”, afirma o artista Caio Fernando, à frente da Bass Studio Vibe, proponente do projeto, e baixista do AllJazz.
O Projeto Jazz na Rua (Nº 9906 – 168661), do Estúdio Bass Vibe, é aprovado pelo PIC - Programa de Incentivo à Cultura - promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e conta com incentivo de Postos Meta e Werken. O projeto ainda irá promover mais quatro concertos didáticos em escolas da rede pública, para alunos do ensino fundamental, contemplando escolas de diferentes regiões/bairros da cidade e priorizando escolas e comunidades mais afastadas e/ou em situação de vulnerabilidade social. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/alljazzoficial
JAZZ
Gênero/ritmo musical que surgiu entre 1890 e 1910, início do século XX, no Mississippi, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. A popularização, no entanto, aconteceu mais tarde em Nova York, hoje considerada a capital mundial do jazz. O jazz tem como berço a cultura afro-americana, e o ritmo que mais influenciou o jazz foi o blues, músicas que a população afro-descendente cantava enquanto trabalhava como escravo nas fazendas americanas. O jazz incorpora como estilos o blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o jazz são os usados em bandas marciais e ou bandas de dança: metais, palhetas e baterias; no entanto, em suas várias formas e possibilidades, aceita praticamente todo tipo de instrumento. Durante os anos, o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, o bebop de meados da década de 1940, o jazz latino das décadas de 1950 e 1960 e o fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica. Algumas referências do jazz: Buddy Bolden, Mile Davis, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Louis Armstrong, Rosa Passos e Hermeto Pascoal.
BASS STUDIO VIBE
Criado em 2010, tem como foco o trabalho de captação de áudio, mixagem e masterização e produção de eventos culturais na área da música. É comandado pelo músico e instrumentista Caio Fernando, que também atua como arranjador, compositor e produtor musical. Na área de produção de eventos, o Bass Studio Vibe está à frente da coordenação de eventos do Alljazz, Projeto Duo, All That Jazz e Rooftop Sessions. Foi responsável também pela produção da primeira edição do Jazz Catarina, em Blumenau.
ALLJAZZ
Um encontro de músicos apaixonados por música instrumental, que se transformou em um projeto de fomento e incentivo à cultura. O repertório passa pelo jazz, música brasileira, funk, pop, entre outros estilos. O quarteto é formado pelos músicos blumenauenses Caio Fernando (baixo elétrico e acústico), JP Batera (bateria), Rafa Girardi (teclas) e Suelen Mondini (saxofone). Por meio do projeto Jazz Catarina, o AllJazz realizou diversos shows com grandes nomes da música instrumental catarinense, entre eles, Ozéias Rodrigues, Fabio Oliveira e Braion Zabel. Todos os shows foram gratuitos e abertos a toda comunidade, com o intuito de formar plateia para o estilo musical, artistas e fornecer cultura acessível a todos.
PROGRAMAÇÃO JAZZ NA RUA BLUMENAU
Quarteto AllJazz
Dia 09 de julho, na praça do Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181, Centro, Blumenau/SC)
Dia 20 de agosto, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 10 de setembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 29 de outubro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 19 de novembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 26 de novembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Dia 10 de dezembro, na Rua XV de Novembro (local a definir)
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade
Classificação indicativa: Livre
Apoio: Nane Pereira Comunicação e Arte e 90 FM
Incentivo: Postos Meta e Werken Química
Promoção: PIC - Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina
*Em caso de chuva, as apresentações serão adiadas e novas datas anunciadas nas redes sociais do projeto www.instagram.com/alljazzoficial
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário