Festival Dança em Trânsito 2023
Seis Propostas para o próximo silêncio - (foto de Carol Pires)
“Seis propostas para o próximo silêncio” é a nova atração do Palco Carioca nos dias 18 e 19 de março
Desde fevereiro de 2023, o PALCO CARIOCA vem agitando o Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Renomadas companhias e grupos cariocas de dança, mostram sempre aos sábados e domingos, às 20h, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, propostas diferenciadas que levam ao público a arte do movimento. Essa primeira etapa do projeto Festival Dança em Trânsito segue até abril.
Sob o argumento, instalação e direção de Paula Águas, o espetáculo “Seis Propostas para o próximo silêncio”, que teve seu início durante a pandemia, utilizando das qualidades sugeridas por Ítalo Calvino em sua obra Seis Propostas para o Próximo Milênio, os intérpretes Betina Guelmann, Paula Águas e Toni Rodrigues exercitam a experiência de criar um silêncio interno. Silêncio esse que acalma, que amplia a capacidade de perceber os sentidos, abrindo os poros para uma escuta potente e delicada.
Segundo a filósofa Aline Reis, “Ao trocar silêncio por milênio, o título conjectura uma postura corporal muito mais próxima da experiência que tivemos na pandemia: os milhares de quilômetros percorridos entre a sala, os quartos e as dependências”.
Ficha Técnica:
Argumento, instalação e direção geral: Paula Águas
Assistência de direção: Bruna Fiuza
Intérpretes criadores: Betina Guelmann, Paula Águas e Toni Rodrigues
Direção de Arte: Thomaz Velho
Figurino: Paula Bohm
Fotos: Carol Pires
Arte gráfica: Gabi Jung
Produção: Ana Barros- Vaca Amarela Educação e Arte
Apoio: CasaGira146
O Palco Carioca termina o mês de março com apresentação de Bruno Cesário (25 e 26/3) com o espetáculo “TRIZ”. O projeto continua a receber os espetáculos de dança em abril: Marcia Milhazes Companhia de Dança (1 e 2/4), Cia Étnica de dança/Carmem Luz (8 e 9/4), a Laso Cia de dança/ Carlos Laerte (15 e 16/4),a Esther Weitzman Cia de dança (22 e 23/4) e a Regina Miranda, Atores&Bailarinos (29 e 30/4).
Dança em Trânsito
Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades, e receber artistas e companhias internacionais.
Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.
Em Tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também conta com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito.
Sobre o Espaço Tápias
O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/04/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.
O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.
A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.
A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.
Programação Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito
MARÇO:
25 e 26/3 - Bruno Cezario com "TRIZ"
ABRIL:
1 e 2/4 - Marcia Milhazes Companhia de Dança com “PAZ e AMOR”
8 e 9/4 – Cia Étnica de Dança - Carmen Luz com “SANKOFA”
15 e 16/4 – Laso Cia de Dança - Carlos Laerte
22 e 23/4 - Esther Weitzman Companhia de Dança com “ O que imagino sobre a morte”
29 e 30/4 - Regina Miranda e Atores Bailarinos com "NAITSU- NOITES COM MURAKAMI"
SERVIÇO:
Palco Carioca – Circuito Festival Dança em Trânsito
Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril.
Dias 18 e 19 de março - “Seis Propostas para o Silêncio”
Local: Espaço Tápias - Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias
Dias: sábados e domingos - às 20h
Classificação: a partir de 12 anos
80 lugares
Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 - *pela plataforma SYMPLA
Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário