Brasil,

Literatura de Cordel na Festa Literária Internacional de Paraty

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ascom Iphan
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Tem cultura popular em um dos maiores eventos literários do país! A Casa Cordel é o espaço que vai inserir a Literatura de Cordel na programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre entre os dias 23 e 27 de novembro. Situado no coração da Praça Matriz, no centro histórico de Paraty (RJ), o Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Costa Verde recebe os cordelistas.

O público da Flip poderá aproveitar uma programação vasta e diversa, inteiramente dedicada a este gênero literário tipicamente brasileiro. As atividades incluem sessões de leitura, canto e declamação, apresentações poéticas e musicais, lançamento de cordéis, entre outros. O coletivo de salvaguarda da Literatura de Cordel RJ se apresenta logo no primeiro dia (23), às 11h. No mesmo horário do dia seguinte (24), a Casa Cordel promove uma ciranda de cordel para público infanto-juvenil, a fim de aproximar diversas faixas etárias deste bem cultural tão adorado pela população.

Rodas de conversas com os cordelistas vão se desenrolar ao longo de todo o evento. No dia 23, o tema "Cordel, educação e formação de público leitor" será abordado por Severino Honorato. No dia seguinte, é a vez de Paola Torres, Dalinha Catunda e Nalda Villenave debaterem "Mulheres no cordel: revolução anti-machista". Quem discute "Cordel e contação de histórias: possibilidades" na sexta (25) é Cleusa Santo. Já "Experiências com clubes de leitura de cordel: depoimento" será conduzida por Lucineide Vieira. Por fim, a "Salvaguarda da Literatura de Cordel: desafios", com Letícia Ribeiro (Iphan-RJ) e Fernando Assunção (Amo Cordel) concluem a série de diálogos.

Durante toda a Flip, os visitantes poderão conhecer e adquirir cordéis de autores de diferentes estados do país. É uma chance de adentrar no universo das obras literárias que despontaram no Norte e Nordeste para depois serem disseminadas e abraçadas por todo o território nacional.

A Literatura de Cordel foi registrada pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2018. Logo no ano seguinte (2019), os cordelistas participaram da Flip em parceria com o Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, conquistando o público que compareceu em peso à Casa Cordel.

A Literatura de Cordel foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em setembro de 2018. Esse bem cultural circula em diversos estados, especialmente Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. A difusão por todo o território nacional demonstra a sua relevância cultural para a sociedade brasileira.

Confira a programação completa da Casa Cordel no site do Iphan.

O bem cultural

A Literatura de Cordel refere-se não apenas ao gênero literário, mas também a um veículo de comunicação, ofício, e meio de sobrevivência para inúmeros cordelistas. Inserido na cultura nacional em fins do século XIX, o cordel é elemento constituinte da diversidade cultural brasileira, com contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Conjuga tradições da oralidade, da poesia e das narrativas em prosa, e se constituiu como uma relevante forma de expressão. Ao longo do seu desenvolvimento, se associou às narrativas orais, à cantoria, ao repente, à embolada, à glosa e à declamação. A estruturação dos poemas favorece a fácil memorização dos versos, o que contribuiu para a enorme popularidade do gênero.

Inicialmente, o termo cordel era associado à forma editorial dos textos, veiculados em pequenas brochuras impressas em papel barato e vendidas suspensas em cordões de lojas de feiras e mercados. Hoje em dia, poetas cordelistas também definem o cordel como gênero literário constituído obrigatoriamente de três elementos principais: métrica, rima e oração. Tais componentes associados às ilustrações das histórias estampadas nas capas dos livretos, tradicionalmente em xilogravura, são partes da cultura encantadora da Literatura de Cordel.

A inserção deste bem na cultura brasileira representa a vivência de diversos grupos sociais muitas vezes não contemplados pela literatura de tradição acadêmica. Portanto, a participação em um dos maiores eventos literários do país também é uma reivindicação por reconhecimento. O desenvolvimento dessa forma de expressão perpassa pela transmissão de conhecimentos elementares para a formação da nossa sociedade e, também por isso, a Literatura de Cordel integra o Patrimônio Cultural do Brasil.

Serviço
Casa Cordel na Flip
Período: 23 a 27 de novembro
Local: Escritório Técnico do Iphan na Costa Verde
Endereço: Praça Monsenhor Hélio Pires (Praça da Matriz), n.º318
Horário: 10h às 17h


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar