Teatro de graça e exposição de brinquedos para crianças da periferia de São Paulo
Peça teatral e brinquedos reciclados também auxiliam professores no ensino da matemática e língua portuguesa
O projeto “O Que Será? Brincar e Aprender”, que leva teatro de graça, exposição de brinquedos feitos com materiais recicláveis e brincadeiras para crianças, principalmente de escolas públicas, chega a bairros paulistanos no mês de novembro. Depois da estreia no CÉU Paz, dia 8, as próximas apresentações serão na Fábrica de Cultura Jaçanã, no Teatro Trimais Place e no CÉU Freguesia do Ó, dia 16 próximo (quarta-feira).
O objetivo é fazer da cultura e da diversão instrumentos de apoio pedagógico. O projeto está levando 30 apresentações a municípios de São Paulo realizadas por meio do Programa de Ação Cultural - ProAc ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As apresentações são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Sobre a peça
A peça será apresentada em teatros e outros locais públicos, com entrada franca. Onde houver necessidade de suporte para deficientes auditivos, o espetáculo contará com intérprete de libras.
A história mostra dois amigos que participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas. Em cada apresentação há diferentes possibilidades, podendo ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e outras atividades.
Os amigos utilizam um dado e descobrem qual aventura irão fazer, tendo três possibilidades a cada jogada. No espetáculo, o teatro é visto como um jogo e o ator o seu jogador, trabalhando temáticas de nossa cultura popular.
Essa metodologia permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas etc.), oferecendo aos professores um amplo repertório de possibilidades de abordagens do conteúdo em sala de aula.
Exposição Reciclar e Brincar
Além da peça teatral, os dois atores apresentam a exposição paralela “Reciclar e Brincar”, com brinquedos e brincadeiras confeccionadas com materiais recicláveis e reutilizáveis. São apresentados brinquedos e brincadeiras que as crianças podem fazer em casa e na escola.
Ficha técnica
Direção: Paulo Afonso Coelho
Atuação: Reginaldo Menegazzo e Caio Magalhães
Pesquisa e texto: Reginaldo Menegazzo e Silvio Favaro
Trilha Sonora: Kha Machado
Cenografia e adereços: Luciane Kundé e Grupo
Figurino: Favarossi Confecções
Orientação Pedagógica: Claudia Maria Murer
Design Gráfico: Diego Augusto
Produtor Geral e local: Reginaldo Menegazzo
Operador técnico e assistência local: André Murer, Diego Augusto e Silvio Favaro;
Exposição Reciclar e Brincar: Adelita Zuppiroli, Ana Paula Favaro, Caio Magalhães, Luisa Lima e Grupo
Agenda
Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo
Dia 16 de novembro
10h e 15h
Teatro Trimais Places
Shopping Trimais - Tucuruvi
Dia 26 de novembro - 15h e 17h
Av. Nova Cantareira, 2200 - Tucuruvi, São Paulo
CÉU Freguesia do Ó – Esperança Garcia
Rua Crespo de Carvalho, 71
Dia 29 de novembro
Biblioteca - 10h
Teatro - 15h
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário