"Sabores e Lembranças" traz workshops de gastronomia com refugiados
Com imigrantes de quatro países, iniciativa do Instituto Adus busca proporcionar um intercâmbio cultural
O Instituto Adus, organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, promove o ciclo de workshops Sabores e Lembranças nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo. O evento conta com o apoio da empresa de logística e transportes JSL, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do ProAC (Programa de Ação Cultural).
Cada uma das quatro sessões será apresentada por um refugiado acolhido pelo Instituto e que, atualmente, trabalha com gastronomia no Brasil. Nelas, os chefs ensinarão duas receitas típicas do país, sendo um prato doce e um salgado, enquanto compartilham histórias com o público presente.
“Quando falamos em refúgio, a culinária aparece como uma oportunidade de renda e de reconexão com suas culturas de origem e com memórias afetivas”, diz Marcelo Haydu, diretor do Instituto Adus. “O projeto Sabores e Lembranças tem como objetivo levar conhecimento sobre a causa e gerar um espaço de interação e integração entre diferentes povos por meio do conhecimento e da gastronomia”, acrescenta.
Os workshops serão realizados no Estúdio Erê, localizado na Rua Tanabi, 235, Barra Funda, em São Paulo (SP) e receberão 30 pessoas por sessão, que deverão se inscrever previamente pelas redes sociais do Instituto Adus, de forma gratuita. Em busca de mais acessibilidade, o evento contará com interpretação em libras e adaptações no local.
Ao final dos encontros, as receitas ensinadas farão parte de um livro de culinária, apadrinhado por Bel Coelho, Rodrigo Oliveira e Helena Rizzo. O material será virtual e distribuído gratuitamente pela internet.
Serviço
Onde: Estúdio Erê, localizado na Rua Tanabi, 235, Barra Funda, em São Paulo (SP)
Ingressos: gratuito, disponíveis no Facebook e Instagram do Adus
Agenda:
5 de novembro, às 11h: workshop com Evodie Kanyeba, da República Democrática do Congo
5 de novembro, às 16h: workshop com Sorab Kohkan, do Afeganistão
6 de novembro, às 11h: workshop com Gema Soto, da Venezuela
6 de novembro, às 16h: Workshop com Mohamad Alghourani, da Síria
Sobre o Instituto Adus
O Instituto Adus, fundado em 2010, é uma organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, por meio de acolhimento e proteção, capacitação e intermediação junto a empresas para colocação profissional, e ensino de português. Ao longo de mais de 11 anos de trabalho, mais de 5.000 alunos já passaram pelas aulas de português; mais de 1.500 refugiados foram capacitados; mais de 650 foram inseridos no mercado de trabalho; e mais de 2.000 receberam a orientação jurídica necessária para superar as barreiras culturais que os separam de sua integração plena.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário