Brasil,

Espetáculo “50: Realidades do Futuro” aborda a cultura Ballroom e marca lançamento oficial do Estéticas das Periferias 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tales Rocha 
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Crédito : Divulgação Crédito : Divulgação

A montagem, com direção de Flip Couto, tem entrada gratuita e começa às 20h;

Realizado pela Ação Educativa, o Estéticas contempla múltiplas linguagens artísticas que dialogam com as comunidades LGBTQIAP+;

Programação é realizada em parceria com 50 coletivos periféricos da capital paulista e tem apoio do SESC e da prefeitura de São Paulo;

O espetáculo “Ballroom 50: Realidades do Futuro” marca a abertura oficial da 12ª edição do Estéticas das Periferias, evento promovido pela Ação Educativa com colaboração de 50 coletivos periféricos da cidade de São Paulo. A peça que será encenada no Sesc Consolação, a partir das 20h, trata do tema escolhido para guiar a programação de 2022: “Ballroom: Orgulho e Resistência”.

Representantes de diferentes houses da cena kiki da ballroom local trarão ao palco o poder, a estética e a história do movimento. Um espetáculo de multilinguagem que mescla manifestos, imagens, performances, música e dança. Com a presença de 12 artistas, a proposta é trazer ao público a evolução do movimento, por meio de uma linha do tempo que percorre o cenário histórico mundial, envolvendo questões sociais que atravessam pessoas negras, indígenas e toda a comunidade LGBTQIAP+.

Durante a apresentação será possível acompanhar a história dos primeiros eventos realizados nos EUA, em 1972, por Crystal Labeija & Lottie LaBeija, bem como a expansão do movimento pelo mundo e no Brasil. Segundo o diretor Flip Couto “hoje, a ballroom está presente nas artes, na saúde, na educação e nas políticas públicas. E acho que para além de um campo artístico e estético, é um campo de conhecimento, é um campo que as pessoas se aproximam, vão se educar, vão se humanizar, vão se sensibilizar, vão ter acesso e se experimentar, e isso também é um processo de emancipação muito potente.”

O espetáculo ainda tem coordenação artística de Hiari Black Velvet e as coreografias assinadas por Ákira Avalanx e Félix Pimenta. Já o elenco é composto pelo VJ, Kelly Pires, o DJ Evehive Cosmos e os performers Diameyka Odara, Puri Candaces, Cunanny Mamba Negra, Muryllo Blyndex, Aru Cabal, Drew La Raia, Edan Mutatis, Thita Dengo, Karol Raabe, Hadiya Black Velvet, Ákira Avalanx, Félix Pimenta.

Estéticas das Periferias

Até 04 de setembro, o Estéticas oferecerá uma extensa programação, de forma descentralizada, na capital paulista. Em diferentes espaços será possível conferir múltiplas manifestações da arte e rodas de conversa em conexão com o movimento ballroom.

Em um campo livre de preconceitos a proposta deste movimento é promover a arte e a diversão, assim como o acolhimento e a conscientização do respeito à diversidade. Abordando diferentes dimensões da vida desse grupo social, vítima de tanta exclusão - há treze anos o Brasil é o país que mais mata a população trans no mundo, segundo organizações especializadas nesse tema, como a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

“O foco não é somente a produção artística das houses brasileiras, mas também os princípios de coletividade, autoafirmação e celebração dos corpos LGBTQIAP+”, aponta Eleilson Leite, coordenador da área de cultura da Ação Educativa e idealizador do evento.

Em parceria com 50 coletivos, apoio da prefeitura de São Paulo e do SESC, IMS, Itaú Cultural, Casa das Rosas, Fábricas de Cultura a construção da programação é colaborativa. “Nesse processo, a ideia é ampliar nossa rede de produções e garantir uma inovação na abordagem cultural e de debate das questões sociais”, Leite. Por isso as 70 atividades envolvem múltiplas linguagens artísticas e estéticas, além de debates e rodas de conversa.

“Em sua história, o Estéticas mobiliza a produção cultural de diversos coletivos das periferias de São Paulo e como ação política coloca no centro a produção marginalizada da juventude negra, periférica, feminina e LGBTQIAP+.”, completa Leite.

DESTAQUES DA SEMANA

A moda, como instrumento de autoaceitação e forma de expressão, também se faz presente na cultura ballroom e, claro, programação do Estéticas. Em 01/09, a partir das 18h30, a grife Agemó realiza seu primeiro desfile com o tema “Favela sem rosto”. Nessa ocasião, o público também confere um pocket show das Irmãs de Pau, que cantam a realidade das mulheres trans nas periferias de São Paulo.

O desfile-performance é um convite para ultrapassar a zona de conforto e encarar o rosto dos “invisíveis”, propondo a celebração da arte e a reflexão sobre a marginalização dos corpos e ‘trampos’ periféricos por meio da moda, música e poesia. O evento será promovido na sede da Ação Educativa.

No espaço do Fábricas de Cultura de Jaçanã, em 02/09, às 15h, será possível conferir o espetáculo “Tenho orgulho de quê”. A montagem produzida pela Cria Playback consiste em representar histórias compartilhadas espontaneamente pela plateia. O grupo também oferece uma oficina com técnicas de teatro, a partir de diversas habilidades como expressão corporal, musical e de emoções, explorando o potencial de criatividade e naturalidade de cada participante.

SELO DO ESTÉTICAS

Como de costume, a organização do Estéticas busca o diálogo com coletivos e artistas periféricos a fim de construir a programação. Neste ano criou um edital para criação de um selo comemorativo da 12ª edição do Encontro Estéticas das Periferias, baseado no tema “Ballroom: Orgulho e Resistência”. O concurso voltado exclusivamente para artistas LGBTQIAP+ faz parte do compromisso da instituição de valorização desses artistas e de suas produções.

A artista visual, Lais Oliveira foi a artista selecionada. “O desenho traz elementos da cultura ballroom, em seus movimentos e cores. A persona se propõe a questionar binarismos de gênero lembrando que esses corpos, fora da norma, fazem o movimento acontecer com orgulho e resistência.”, explica Lais, ao apresentar sua proposta.

SERVIÇO

Confira aqui a programação:
Site: https://www.esteticasdasperiferias.org.br/
Instagram: instagram.com/esteticasdasperiferias
Período: de 27 de agosto a 4 de setembro (abertura oficial em 31/08)
Realização: Ação Educativa, com SESC e Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – SMC

Sobre a Ação Educativa 

Criada em 1994, é uma organização de direitos humanos, sem fins lucrativos, com uma trajetória dedicada à luta por direitos educativos, culturais e da juventude. Desde a sua fundação, integra um campo político de organizações e movimentos que atuam pela ampliação da democracia com justiça social e sustentabilidade socioambiental, pelo fortalecimento do Estado democrático de direito e pela construção de políticas públicas que superem as profundas desigualdades brasileiras, bem como pela garantia dos direitos humanos para todas as pessoas. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar