Plataforma de streaming #CulturaEmCasa celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna com série e lives
Documentário sobre a vida e a obra da escritora paulistana Adelaide Carraro, perseguida e censurada nos anos 50 e 60 por escrever livros-denúncia sobre a elite e a política vigente e obras que defendiam a libertação sexual da mulher, é um dos destaques
Plataforma de streaming de arte e vídeo por demanda #CulturaEmCasa apresenta entre os dias 18 e 20/02 uma programação especial com foco nos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, como a série “Modernismo Hoje: estudos atuais”, duas lives sobre o tema, além de apresentações de teatro com o aclamado “Bodas de Sangue”, videoaula com o professor Marco Almeida Jr., que aborda uma breve história sobre o movimento cultural chamado “Harmoniemusik” e seu elo com as bandas sinfônicas, e o documentário “Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro”, sobre a vida e a obra da escritora paulistana Adelaide Carraro, perseguida e censurada nos anos 50 e 60 por escrever livros-denúncia sobre a elite e a política vigente e obras que defendiam a libertação sexual da mulher.
Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma #CulturaEmCasa já registrou mais de 7 milhões de visualizações e é reconhecida por público e artistas por transmissões de altíssima qualidade. As transmissões são realizadas pela plataforma #CulturaEmCasa e também pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.
Confira!
Semana de Arte Moderna
MODERNO ONDE, MODERNO QUANDO? A SEMANA DE 22 COMO MOTIVAÇÃO | Modernismo Hoje | 17/02, às 20h30
Mediação: Ana Maria Belluzzo (professora, crítica, pesquisadora e curadora independente). Participantes: Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros (curadoras)
A Academia Paulista de Letras apresenta a exposição “Moderno onde, Moderno quando? A Semana de 22 como motivação”. Com curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, a exposição parte da premissa de que a Semana de Arte Moderna de 1922 faz parte de um amplo e descontínuo processo que extrapola muito o evento ocorrido em São Paulo, tanto temporal como territorialmente. A Mostra abrange pinturas, esculturas, desenhos e fotografias que expressam uma intenção inovadora na composição ou no tema tratado. O programa “Modernismo Hoje” reúne uma série de obras audiovisuais que estimulam a reflexão sobre o legado modernista, as mudanças culturais entre as décadas de 1920 e 1940, além das reviravoltas políticas e sociais que culminaram na Semana de Arte Moderna de 1922.
ENCONTRO PERIPATÉTICO: CORDEL E A SEMANA DE ARTE MODERNA | Agenda Tarsila | 18/02, 15h
A Agenda Tarsila, em parceria com a Casa Mário de Andrade, promove um encontro de cordelistas para reverenciar o centenário da Semana de Arte Moderna. Diversas atividades formarão o evento que referencia a palavra “peripatético”, baseada no conceito aristotélico de “ensinar passeando”. Assim, seguindo breve cortejo a partir da entrada do museu, os cordelistas Luciano Braga, EdiMaria, Lucineide Vieira, Moreira de Acopiara, entre outros, declamam poemas de Mário de Andrade e leem folhetos de cordel. O encontro conta ainda com teatro de bonecos e danças de roda, que contam a história de Mário de Andrade e suas andanças pelo Nordeste brasileiro. É Chico Antônio, cantador de coco, que lidera a roda. O evento ganha um gosto especial devido à interação entre cordelistas, conteúdo e público.
100 ANOS DEPOIS — A ATUALIDADE DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 | Agenda Tarsila | 19/02, 19h
A Agenda Tarsila apresenta “100 Anos Depois — A Atualidade da Semana de Arte Moderna de 1922”, uma live com o artista plástico Miguel Angelo. Analisando o legado e as ressonâncias da Semana de 1922, Miguel fala sobre a atitude dos artistas à época, o rompimento com a estética simbolista, o pensamento artístico moderno, a busca pela liberdade da forma e o primor da expressividade. O artista fala ainda sobre a repercussão das vanguardas europeias no modernismo brasileiro e a busca por novas avenidas estéticas, independentes das influências do passado.
Música
HARMONIEMUSIK E SEU ELO COM AS BANDAS SINFÔNICAS | Festival Tatuí Online | 18/02, 14h
16 min - 2021 - Tatuí/SP - Conservatório de Tatuí
Mediação: Marco Almeida Júnior (professor)
O Conservatório de Tatuí, como parte do projeto Conservatório na Rede, apresenta a videoaula “Harmoniemusik e seu elo com as bandas sinfônicas”, tema integrante da série “Grupos da música de concerto”. O professor Marco Almeida Jr. apresenta uma breve história sobre o movimento cultural chamado “Harmoniemusik” e detalha seu elo com as bandas sinfônicas.
Cinema
ADELAIDE, AQUI NÃO HÁ SEGUNDA VEZ PARA O ERRO | Panorama #CulturaSP | 18/02, 15h30
20min - 2021 - Documentário - Bela Filmes Produções
Direção: Anna Zêpa Entrevistados: Severino Ramos, Edrisi Fernandes, Silvia Benigno, Solange Rodrigues, Wladyr Nader, Marcelino Freire, Maria Roseli Ferreira e Luiz Alves Júnior
Panorama #CulturaSP apresenta “Adelaide, Aqui Não Há Segunda Vez para o Erro”. O curta-metragem dirigido por Anna Zêpa se debruça sobre a ausência de rastros da escritora paulistana Adelaide Carraro, a mais lida escritora nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil. A autora foi perseguida e censurada por escrever livros-denúncia sobre a elite e a política vigente e obras que defendiam a libertação sexual da mulher. Adelaide acabou sendo perseguida e censurada e teve sua literatura depreciada e considerada subliteratura por muitos intelectuais da época.
Teatro
BODAS DE SANGUE | Em Cartaz #CulturaEmCasa | 18/02, 20H; 19/02 15h e 20h; 20/02, 20h
45min - 2021 - Tragédia – Livre - Coletivo Esperanza
Direção: Tiago Venusto. Elenco: Alana Ferrigno, Alzira Bosaipo, Glednna Fernanda e Roberta Rangel
Em cartaz #CulturaEmCasa apresenta “Bodas de Sangue”. Livremente inspirada na obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca e no universo criado pelos integrantes do movimento surrealista, essa peça do Coletivo Esperanza é resultado de uma pesquisa sobre arquétipos femininos e seus estereótipos. A figura feminina, como ponto central da narrativa, materializa a crítica ao engessamento dos papéis sociais e papéis de gênero — crítica central ao trabalho do Coletivo. É o olhar feminino que comenta os laços familiares, o papel social da mulher, a função do matrimônio na sociedade. Cabe à tragédia discutir liberdade, imposições comportamentais e solidão. Esta montagem foi pensada para a linguagem audiovisual e utiliza recursos específicos para contar um clássico a partir de uma nova perspectiva.
#CulturaEmCasa
A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em 20 meses, a #CulturaEmCasa já atingiu 4 mil cidades do Brasil e 165 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.
A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #Circuito SPOnline, a #Virada SPOnline, e o #SP Gastronomia. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu mais de 60 mil ações que atingem mais de 30 milhões de pessoas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário