Brasil,

Caixas de arte têm inspiração em capelinhas religiosas e passarão de casa em casa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Atividades hoje e quinta completam a intervenção urbana do projeto Mesa de Arte na Praça, que já criou a maior galeria a céu aberto do Brasil em número de artistas.

Depois da Arte no Muro, chega a vez da Arte na Caixa. Nesta terça e quinta-feira (15 e 17/02), moradores de bairros populares terão a oportunidade de receber reproduções de obras de arte em suas casas. É mais uma ação do projeto Mesa de Arte na Praça (MAP). Serão 10 caixas com 20 reproduções de obras em tamanho A3 em cada uma, totalizando 200 peças. “As caixas serão entregues em algumas casas, com o propósito de circularem pela vizinhança, numa réplica à tradição das capelinhas que passam de casa em casa, em algumas comunidades religiosas”, detalha Magna Sperb, artista visual e uma das idealizadoras do projeto.

As artistas plásticas Bala Blauth, Ana Hauschild e Magna Sperb, idealizadoras da ação, finalizam as caixas que levarão arte aos bairros de Novo Hamburgo (RS).

A ação terá início nesta terça-feira (15/02), em Novo Hamburgo (RS). Começa hoje no bairro Canudos, com concentração no CRAS (R. Ícaro, 933), de onde as caixas sairão para circular pelas residências. “Cada família poderá escolher uma reprodução para si e, depois, encaminhar a caixa para um vizinho”, diz Ana Hauschild, artista visual e parceira de Magna na iniciativa. “O objetivo do projeto é facilitar o acesso à arte para toda a comunidade e abrir novos espaços para os artistas de Novo Hamburgo apresentarem suas criações”, ressalta a fotógrafa e artista visual Bala Blauth, que completa o grupo de idealizadoras.

No dia 17, o CRAS Kephas (R. Tamôio, 52 - Vila Diehl) será o ponto de partida para a segunda incursão do projeto. Em cada casa, é sugerido que seja feito um registro fotográfico (como uma selfie), postando a foto da família com a obra reproduzida em suas redes sociais.

A Arte na Caixa, assim como a Arte no Muro, são intervenções do projeto Mesa de Arte na Praça viabilizadas a partir do Edital de Fomento à Produção Artística e Cultural, Chamamento Público Cultural 01/2021, do Município de Novo Hamburgo. O financiamento é do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA), numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Coletivo A4 Falando em Arte, com Gestão Cultural e Produção Executiva da Imago Produtora.

A primeira atividade, a Arte no Muro, aconteceu no dia 19 de novembro, quando mais de 150 reproduções de obras de arte em grandes formatos, impressas em cartazes lambe-lambe, foram fixadas em muros do bairro Hamburgo Velho. Com mais de 270 m de extensão linear e 152 artistas diferentes, tornou-se a maior exposição a céu aberto do Brasil em número de artistas. A HS Consórcios cedeu para a ação os muros de sua propriedade, entre a Av. Vitor Hugo Kunz e a Rua General Osório. A Tintas Killing também foi apoiadora da iniciativa.

Um pouco do que vai ser apresentado nas caixas pode ser conferido no site do projeto: www.mesadeartenapraca.com.br. O espaço virtual reúne informações e imagens sobre cerca de 140 artistas, apresentando suas trajetórias, técnicas e fotos das principais obras. O site também oferece agenda de eventos e registros das edições já realizadas do MAP, entre outros serviços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar