ANFAC faz 40 anos, lança o Projeto ANFAC 4.0 e comemora muitas vitórias para o setor de fomento comercial brasileiro
Projeto ANFAC 4.0 aposta na tecnologia e modernização dos processos de gestão e negócios
No próximo dia 10 de fevereiro, às 20h30, no Palácio Tangará, em São Paulo, a Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC) comemora 40 anos. Há quatro décadas, a ANFAC coordena as ações institucionais que promovem o fomento comercial em todo o Brasil, alavancando o progresso e provendo recursos financeiros acessíveis às mais diferentes esferas produtivas, em especial para os micros e pequenos negócios.
Com a vantagem de quem já sabe tudo sobre fomento comercial e ajudou a impulsionar a economia do Brasil nos últimos 40 anos, a ANFAC acaba de lançar o Projeto ANFAC 4.0, que tem o objetivo de modernizar os processos de gestão e negócios. “Constantemente em busca de qualificação, renovação e capacitação para todos que compõem o mercado, queremos nos preparar e, consequentemente, preparar as nossas empresas associadas para enfrentar os desafios de um mundo disruptivo, cheio de tecnologias e inovações que são imprescindíveis para uma gestão eficiente”, conta Luiz Lemos Leite, fundador e presidente da ANFAC desde 1982.
Para tanto, a entidade vem se mantendo atuante, apoiando micros, pequenas e médias empresas, fazendo uso da tecnologia para se conectar aos associados, levando o conhecimento por meio de lives, encontros, atendimentos e cursos online. Além disso, também leva informações, por meio de seus canais de comunicação, como site, mídias sociais e a revista, que tem distribuição nacional e apresenta mensalmente temas como economia, política e entrevistas com autoridades e empreendedores do setor de fomento comercial, a fim de manter o sucesso do setor em ritmo acelerado.
“Mesmo nos momentos mais difíceis da nossa trajetória como, por exemplo, o desta pandemia que estamos atravessando, o fomento comercial vem marcando sua atuação institucional provendo conhecimento, informação e recursos para uma clientela composta por 200 mil micros, pequenas e médias empresas, algo em torno de R$120 bilhões com um índice de liquidez da ordem de 90 p.c. Todo este esforço do fomento comercial significa a garantia de um mercado que gera seis milhões de empregos”, comemora.
Nestes 40 anos de existência, além de celebrar o amparo ao empreendedorismo, os novos projetos, novas tecnologias e apostar no futuro e crescimento, a ANFAC também comemora as conquistas alcançadas nas últimas quatro décadas. Entre as vitórias estão os FIDCS Multisetorias, cuja gestação no início dos anos 2000, se deu no âmbito da entidade e que detém hoje segundo a CVM uma carteira de investimentos de 25 bilhões de reais.
Tem, também, o DNA da ANFAC as Empresas Simples de Crédito (ESCs), criadas em 2019, além de participar ativamente nos estudos quanto a regulamentação da Lei 13775/18, de 20/12/2018, que trata da emissão de duplicatas pelo sistema eletrônico.
De acordo com Lemos Leite, estas são somente algumas das conquistas mais recentes porque nas décadas de 80 e 90, a ANFAC lutou com seus associados e empresas de Factoring para desburocratizar e desenvolver o mercado de fomento comercial, no país. Hoje, além das Factorings, a ANFAC é composta pelas empresas Securitizadoras de Crédito, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios e as Empresas Simples de Crédito.
Mas não para aí, segundo Lemos Leite, ainda tem muito trabalho pela frente e a ANFAC vem atuando para aprovar leis que são fundamentais para o crescimento da categoria, entre elas, a que mais se destaca é a Reforma Tributária. “Neste momento, o nosso esforço está concentrado em aliviar a carga fiscal que tanto tem onerado as operações de nossos associados e que acabam repassando esse ônus aos seus clientes, milhares de pequenas e médias empresas, que tanto contribuem para a geração de empregos no Brasil”, finaliza Lemos Leite.
Mais sobre a ANFAC
A Associação Nacional de Fomento Comercial foi fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, e representa institucionalmente os interesses de seus associados, perante os Poderes Públicos – Federais, Estaduais e Municipais e entidades do setor privado. Seu objetivo é fortalecer o sistema brasileiro de fomento comercial para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País e zelar pelo cumprimento das normas éticas e de autorregulação que regem a atividade.
A ANFAC congrega as empresas de fomento comercial, com suas distintas estruturas de factoring, de securitização, de fundos de recebíveis e, agora, a Empresa Simples de Crédito (ESC), que atuam no mercado comprando recebíveis, créditos gerados por vendas mercantis realizadas por sua clientela, composta de pequenas e médias empresas.
Serviço:
Evento: 40 anos ANFAC
Data: 10 de fevereiro de 2022
Horário: 20h30
Local: Palácio Tangará - R. Dep. Laércio Corte, 1501 – Panamby, São Paulo.
Site: www.anfac40anos.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário