Fórum Brasil Diverso inclui, pela primeira vez, discussões com Fundos de Investimentos sobre inclusão e exclusão racial
Mauricio Pestana, CEO do Fórum, destaca a importância de debater a destinação de recursos para combater a discriminação racial
O Fórum Brasil Diverso deste ano vai debater, pela primeira vez, a atuação dos Fundos de Investimentos na destinação de recursos para combater as desigualdades raciais. Criado em 2014, o evento reunirá, além dos fundos, intelectuais, representantes de empresas, sindicalistas e instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, como Judith Morrison, conselheira sênior da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
"O Brasil, nos últimos anos, tem recebido fortes investimentos na área de equidade racial, seja por fundos ligados à questão social, como o Fundo Brasil de Direitos Humanos ou o Baobá, que estão aportando alguns milhões", comenta Mauricio Pestana, CEO do Fórum. "É muito importante debater, não apenas a quantidade de recursos, mas quais são os projetos que estes fundos estão financiando e de que forma os impactos em favor da equidade de raça estão sendo mensurados".
Pestana destaca que o avanço da agenda Ambiental, Social e Governança Corporativa, da sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), reforça a necessidade do compromisso de grandes corporações para promover a equidade racial.
"Esta parte social, muitas vezes desenhada nas grandes empresas a partir da realidade da Europa e Estados Unidos, quando chega no Brasil precisa ser revista, porque aqui, não há como falar de social sem considerar a questão racial", afirma.
O Fórum Brasil Diverso conta com o apoio institucional da Fundação Dom Cabral. Segundo a diretora de Relações Corporativas, Marina Spínola, a parceria integra os esforços da instituição para a promoção da diversidade e inclusão no universo corporativo.
“As pessoas negras são maioria no nosso país e, ainda assim, ocupam poucos lugares no ambiente corporativo, resultado de um processo histórico de exclusão e degradação social. Não é possível mais conviver com essa situação e precisamos unir esforços para acelerar o processo de equidade racial nas organizações, eliminar barreiras e promover real igualdade de oportunidades. E o Fórum Brasil Diverso é um espaço privilegiado para ampliar a consciência de tomadores de decisões e disseminar boas práticas que podem transformar essa realidade”, analisa Marina.
Serviço
Fórum Brasil Diverso 2021
dias 17 e 18/11
das 15h às 18h
Online, com tradução simultânea (inglês/português) e libras
Inscrições gratuitas em: https://forumbrasildiverso.org/
Media Kit: https://bit.ly/MediaKit-BrasilDiverso2021
Programação completa e participantes:
17 de Novembro das 15h às 18h
Entrevista especial de abertura
Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza
Maurício Pestana, CEO do Fórum Brasil Diverso
Revolucionando no mundo corporativo
Liel Miranda, CEO da Mondelez Brasil
Marina Peixoto, Diretora Executiva do Mover.org
Noël Prioux, Diretor Executivo do Grupo Carrefour na América Latina
Diversidade e inclusão durante e pós-pandemia
Edvaldo Vieira, CEO da Amil United-Health Group Brasil
Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado
Maurício Rodrigues, Presidente da Divisão de Crop Science LatAm da Bayer
Desafios da política de inclusão pós-pandemia
Eder Ramos, Presidente Global da Divisão de Fragrâncias do Grupo Symrise
Nubia Elias, Coordenadora de Diversidade & inclusão da Vivo
Theo Van der Loo, CEO da NatuScience S.A.
18 de Novembro das 15h às 18h
Estudos e impactos da pandemia em pessoas negras
Alexis Mootoo, Professora e Vice-Presidente Assistente para Gestão de Recursos e Desenvolvimento Comunitário da Universidade do Sul da Flórida (USF)
José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
Paulo Batista, CEO do Alicerce Educação
Acordos coletivos e inclusão social no mundo do trabalho
Douglas Izo, Presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP)
Ricardo Patah, Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Thaís Dumêt Faria, Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Investimento público e privado na inclusão social
Giovanni Harvey, Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá
Judith Morrison, Conselheira Sênior da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Luana Ozemela, Fundadora e CEO da DIMA Consult
Entrevista especial de encerramento
Jair Ribeiro da Silva Neto, Pacto de Promoção da Igualdade Racial
Maurício Pestana, CEO do Fórum Brasil Diverso
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário