Japan House São Paulo: Confira a programação do projeto #JHSPONLINE para a próxima quinzena
Programação digital de 18 a 30 de maio traz conteúdos sobre a cultura e a arte nipônica, além de bate-papo virtual com educativo, , exposições online entre outros temas
O projeto #JHSPONLINE da Japan House São Paulo segue repleto de atividades culturais e interativas durante o período de distanciamento social. A programação compartilha conteúdos sobre diferentes vertentes do Japão contemporâneo por meio das redes sociais da instituição - Instagram, Facebook, Twitter e YouTube -, e contribui para que os interessados pelo país possam conhecer mais sobre sua cultura, além de relembrar momentos marcantes da programação do centro cultural, sem precisar sair de casa.
Para as próximas semanas, entre as atividades preparadas para todas as idades, estão oficinas com passo a passo para fazer em casa, curiosidades, filosofias , bate-papo com profissionais, podcast, literatura e muito mais, que vem sendo compartilhado com todo o público que tem interesse em consumir conteúdos de qualidade sobre o Japão. Abrindo a nova temporada, dia 18 tem foco em toda família, por meio da oficina ‘Mágica com Célio Amino’, em que o mágico ensina truque simples enquanto apresenta também algumas palavras em japonês, o que torna tudo muito mais divertido.
Em literatura, o ‘Clube de Leitura’, feito em parceria com a revista literária Quatro Cinco Um, abre as inscrições para novos leitores e ganha o anúncio do novo livro e novo formato, já que passa a acontecer online, para que todos conheçam diversas obras de literatura de autores japoneses. A conversa é mediada por Paulo Werneck que recebe em cada edição um convidado especial. Sob o mesmo tema, o quarto episódio do podcast da Japan House São Paulo, aborda "O Livro do Travesseiro", uma das obras da autora japonesa Sei Shônagon, composta por mais de trezentos textos curtos — que podem ser lidos em sequência ou com a liberdade do acaso —, o livro compõe um verdadeiro inventário da cultura do Japão feudal, vista pelo olhar poético de uma grande escritora.
A programação conta também com o quarto tema da série de postagens que destacam filosofias japonesas, dessa vez apresentando ao público o Gaman, termo de origem zen-budista que significa "suportar o aparentemente insuportável com paciência e dignidade", sendo um assunto pertinente para o período de distanciamento social. Falando em ilustração e desenhos, as atividades japonesas como Ukiyo-e e Emakimono somam à programação. O primeiro, ministrado pelo professor e desenhista Claudio Mubarac, apresentará a influência da técnica japonesa no Ocidente. Já arte nipônica Emakimono - muito conhecida e considerada a origem do mangá no Japão - será ensinada ao público por meio de um passo a passo , que mostrará como são feitos os desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho e que contam uma história conforme é desenrolado.
O quadro ‘Conversa com o Educativo’ também faz parte da programação, onde o núcleo Educativo da Japan House São Paulo propõe um diálogo sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesa. A novidade é que grupos e instituições podem entrar em contato para agendar horários especiais para essas conversas. Para essa quinzena são destacados dois temas: “Ma: Vazio e Experiência” em uma conversa que apresenta essa ideia-sentimento que é tão presente no cotidiano japonês; e “Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, a partir de seu manifesto "Arqueologia do Futuro", em que traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.
Falando em tradição, o Hashi ganha mais conteúdo através de ilustrações, com curiosidades sobre este utensilio de uso diário. E para completar, a série JHSP recomenda, em que os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações. Às quintas-feiras é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp.
Confira a programação da #JHSPONLINE para o período:
18/05 (segunda-feira)
Mágica com Célio Amino
O mágico Célio Amino ensina truque de mágica para fazer com toda a família, enquanto de forma lúdica, também ensina palavras japonesas.
19/05 (terça-feira)
Abertura de inscrições para o Clube de Leitura
Na data, serão abertas as inscrições para participar e será anunciado o novo livro do “Clube de Leitura” da Japan House São Paulo, que passa a acontecer online. O projeto é realizado em parceria com a revista Quatro Cinco Um, com mediação de seu editor, Paulo Werneck e presença de um convidado especial. A atividade convida leitores a conhecerem e discutirem diversas obras de literatura de autores japoneses.
19/05 (terça-feira), às 16h
Conversa com o Educativo | Ma: Vazio e Experiência
O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas online sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições.
Nesta semana: “Ma: Vazio e Experiência”, em uma conversa que apresenta essa ideia-sentimento que é tão presente no cotidiano japonês. O educativo irá investigar como o Ma se manifesta em diferentes linguagens artísticas e como pode nos inspirar a nos relacionar de uma outra maneira com a arte.
Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.
A atividade também está disponível para grupos fechados, em outras datas e horários (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail
20/05 (quarta-feira)
Filosofias Japonesas: Gaman
O tema desta vez para essa de postagens sobre conceitos importantes da sociedade japonesa, será 'gaman': que simboliza paciência e resistência para perseverar pacientemente em tempos difíceis.
21/05 (quinta-feira)
#TBT
Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp
22/05 (sexta-feira)
Ukiyo-e, com Claudio Mubarac
Com um olhar pessoal, o gravador, desenhista e professor Claudio Mubarac apresentará as a técnica japonesa Ukiyo-e a partir desua influência no Ocidente.
23/05 (sábado)
JHSP recomenda
Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.
25/05 (segunda-feira)
Emakimono
Emakimono é o nome dado aos desenhos pintados sobre um rolo de pergaminho, que conta uma história conforme é desenrolado, sendo considerado a origem do mangá no Japão. Vamos aprender um passo-a-passo para criar o nosso emakimono.
26/05 (terça-feira)
Sei Shônagon: relembrar ep 4 do podcast
Relembraremos o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro "O Livro do Travesseiro", de Sei Shônagon.
26/05 (terça-feira), às 16h
Conversas online com o Educativo |Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro
O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas on-line sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições.
“Tsuyoshi Tane: Memória do Futuro”, em um diálogo que tratará sobre o processo de trabalho do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, reconhecido por trabalhos como o Museu Nacional da Estônia, inaugurado em 2016. A edição parte de seu manifesto "Arqueologia do Futuro", com o Educativo desvendando alguns de seus projetos, em que Tane traz à tona as memórias do lugar como forma de construir um elo com o futuro.
Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.
Esta atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail
27/05 (quarta-feira)
JHSP recomenda
Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.
28/05 (quinta-feira)
#TBT
Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp
28/05 (quinta-feira), às 19h
Conversa sobre o livro: "Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos"
O editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck, convida o público para uma conversa sobre o livro "Wabi-sabi: para artistas, designers, poetas e filósofos", do autor Leonard Koren. O conceito do wabi-sabi, traduzido como a beleza das coisas imperfeitas, transitórias e incompletas, é considerado fundamental para a compreensão da cultura japonesa. Nessa conversa baseada nolivro editado pela editora Cobogó, se abordará como esse conceito é aplicado na estética nipônica, inspirando artistas e designers. A conversa acontece ao vivo no Instagram e Youtube da Japan House São Paulo e contará com as participações de Michiko Okano, professora da UNIFESP, e do designer Gerson de Oliveira, da ,ovo.
29/05 (sexta-feira)
Vídeo com a mixologista Suemi Uemura
Passo a passo de coquetel e a utilização de ingredientes japoneses em sua realização.
30/05 (sábado)
Hashi: curiosidades
Neste último post sobre o hashi, vamos compartilhar por meio de ilustrações mais curiosidades sobre este utensílio.
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: www.japanhouse.jp/saopaulo
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp
Twitter: //twitter.com/japanhousesp
Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
O centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19).
Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário