Brasil,

Plan International Brasil participa de ações pelo enfrentamento a violências sexuais contra crianças e adolescentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Leal
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Neste ano, a campanha pelo dia 18 de maio completa 20 anos. Além de participar de lives e webinars, a Plan apoia o lançamento do documentário Um Crime Entre Nós

18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Este ano, a campanha completa 20 anos em um cenário ainda mais desafiador, em meio à pandemia de COVID-19, com relatos de aumento de violência contra crianças e adolescentes dentro de casa durante o necessário isolamento social.

No Brasil, a cada uma hora, três meninas menores de 18 anos são vítimas de violência sexual. A cada 4 horas, isso acontece com uma menina de 13 anos, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Segundo dados do Balanço Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2018 o Brasil registrou 17.093 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que haja um grande volume de subnotificações nos casos de violência sexual e apenas 10% sejam reportados. Os estudos apontam que a maioria das vítimas é violentada dentro de casa, na família, e por alguém conhecido.

A Plan International Brasil realiza na Bahia o projeto Down To Zero para prevenção e enfrentamento à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Neste 18 de maio, a ONG faz parte de várias ações que marcam a data e contribuem para trazer à luz números de uma realidade cruel no país.

“Há uma linha tênue entre a exploração e o abuso. Muitas vezes, as pessoas pensam que há um lucro financeiro com a exploração sexual. Mas a troca pode ser por uma bala, uma boneca, um pacote de biscoito. A diferença do abuso para a exploração sexual é essa moeda de troca que nem sempre é o dinheiro. Precisamos desmistificar isso em relação à exploração sexual”, afirma Sara Oliveira, gerente de projetos da Plan International Brasil na Bahia.

Diversas ações marcam este 18 de maio. Na Bahia, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia já está no ar uma campanha para alertar a população sobre a necessidade urgente de proteção de meninos e meninas. A campanha inclui peças publicitárias em jornais, envios de e-mails e posts em redes sociais, além de vídeos e spots para as rádios.

No dia 15 de maio, das 14 às 18 horas, haverá o evento virtual “Adequação dos Serviços do Sistema de Garantia de Direitos em face da Lei nº 13.431/2017”. O objetivo será avaliar as ações adotadas no país para implementação dos serviços de escuta e depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, previstos na lei. “Queremos aproveitar a campanha do 18 de maio deste ano com um mote mais voltado para integrantes da rede de proteção, trazendo um tema mais técnico como o Atendimento Integrado a Crianças Vítimas ou Testemunhas de Violência”, diz Sara. Segundo ela, a ideia é mostrar boas práticas que possam auxiliar os gestores a entender a necessidade de se adequarem à nova legislação, com ênfase na implantação dos Centros de Atendimento Integrado.

No dia 18 de maio, às 11 horas, haverá o lançamento on-line do documentário Um crime entre nós, produzido pelo Instituto Liberta e pela Maria Farinha Filmes, que também será exibido no mesmo dia no canal GNT. O filme, que também será exibido no Canal Futura e estará disponível na plataforma VideoCamp, tem o apoio da Plan e aborda a exploração sexual infantil. Em uma investigação urgente, Jout Jout, Luciano Huck, Dráuzio Varella e Gail Dines se unem aos que atuam diariamente para tirar meninas e meninos de um ciclo perverso. O filme passa por universos reais e virtuais e é um olhar ousado e provocativo para a luta pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesses tempos de pandemia, também haverá uma série de lives em ferramentas on-line:

18 de maio, segunda-feira, às 16 horas:
Live: O papel do setor privado no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com Sara Oliveira, da Plan International Brasil, e o Grupo Invepar.
Instagram: @institutoinvepar e @planbrasil

18 de maio, segunda-feira, às 18 horas:
Live: Proteção de crianças e adolescentes contra as violências sexuais. Live com Sara Oliveira, da Plan International Brasil, com o Instituto Viva a Vida.
Instagram: @planbrasil e @vivaavida

19 de maio, terça-feira, das 10 às 12 horas:
Live sobre o enfrentamento a exploração sexual em tempos de coronavírus. Na primeira hora da discussão, haverá a participação de Sara Oliveira, da Plan International Brasil.
Instagram: @planbrasil, @cedecaba e @fetipa_ba

20 de maio, quarta-feira, às 10h30:
Webinar com o Instituto Votorantim com a participação de Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da Plan International Brasil.

20 de maio, quarta-feira, às 14 horas:
Live “Um crime entre nós: um olhar sobre a exploração sexual infantil”, com Sara Oliveira, da Plan International Brasil, e Luciana Temer, do Instituto Liberta, comentando sobre o filme Um crime entre nós.
Instagram: @planbrasil, @institutoliberta

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil recebeu em 2019 a certificação A+ no Selo Doar de Transparência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar