Brasil,

“Café – um dedo de prosa” ganha sessão virtual para celebrar o Dia Nacional do Café

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréa Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Filme de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, será exibido no dia 24 de maio, às 18h

O Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, este ano será comemorado de maneira diferente pelo cineasta Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que, pela primeira vez, fará uma exibição virtual do seu filme “Café, Um dedo de Prosa”, animação que retrata de forma bem humorada a história do café.

A sessão é uma das atrações do mês de maio do CulturAr, uma proposta de rede horizontal para a Cultura, ligado à Casa de Cultura Itajaí e o programa Casa Hacker, de Campinas, no interior de São Paulo. A exibição de “Café um dedo de Prosa”, no canal do CulturAr no Youtube é no dia 24 de maio, às 18h, com a apresentação de uma versão reduzida do filme, com 38 minutos.

Após a sessão, os internautas poderão assistir participar de um bate-papo com Maurício Squarisi, que fará ainda uma exposição virtual das ilustrações da animação. Quem quiser, poderá adquirir o DVD com a versão completa do filme, ou algumas gravuras autografadas.

Sobre o filme 'Café, um Dedo de Prosa'

A animação "Café, um dedo de Prosa" narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos - Vera Holtz e Wandi Doratiotto - em uma cafeteria.
Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes.

Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro "A História do Café", de Ana Luiza Martins.

O filme "Café, um dedo de Prosa" é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

"Café, um Dedo de Prosa" é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Ultrapassando os 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultas, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. Para mais informações, o blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.

Sobre CulturAr
CulturAr é uma proposta de rede horizontal para a Cultura em todas as suas formas, cores, aromas e sons integrados a comunicação. O projeto está sendo construído desde 2019 junto à comunidade da Casa de Cultura Itajaí e o programa Casa Hacker que integra o espaço em Campinas/SP. Em meio à pandemia da Covid-19, o projeto pretende destacar conteúdos gerados por artistas e fazedores de cultura locais, transmitindo entrevistas, conversas, apresentações artísticas, e também ter um espaço para a economia criativa, buscando formas e construindo ações que gerem sustentabilidade.

Para o mês de maio, haverá uma ampla programação online no canal do Youtube, com bate-papos ao vivo, aulas de dança, mostras virtuais, exibição de filmes e muitas atividades culturais inteiramente gratuitas.

Exibição da animação: Café, um Dedo de Prosa no Dia Nacional do Café
Bate-papo/entrevista (ao vivo) com Mauricio Squarisi e exposição virtual das ilustrações do filme.
Data: 24 de maio de 2020
Horário: a partir das 18h
Link: https://www.youtube.com/channel/UCgySZv7WxeqbkvN018LW3oQ
Confira a programação completa do CulturAr: https://casahacker.org/culturar/programacao