Brasil,

Pesquisadores da Univali aprovam projeto de pesquisa no CNPq em parceria com a Coreia do Sul

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Farmacognosia - Dales Hoeckesfeld Farmacognosia - Dales Hoeckesfeld

O estudo visa o desenvolvimento de produtos medicinais a partir de árvore nativa do Brasil

Nove pesquisadores do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) aprovaram no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de produtos medicinais a partir de Guanandi (Calophyllum brasiliense), uma árvore nativa do Brasil com folhas popularmente utilizadas para o tratamento de dor, inflamação, entre outras patologias.

A pesquisa internacional, aprovada na chamada pública n° 13/2023 do CNPq, terá a colaboração da pesquisadora So-Young Park da Dankook University, da Coreia do Sul. O estudo irá receber cerca de R$ 350.000,00 para custeio e bolsas de pesquisa.

“Nossos resultados anteriores confirmaram que o extrato obtido das folhas de Guanandi exibe pronunciados efeitos anti-inflamatórios em diferentes modelos experimentais, relacionados a alguns princípios ativos como flavonoides, por exemplo. No entanto, há uma falta de estudos que comprovem as aplicações da planta e a pesquisa visa estabelecer bases para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos ou suplementos”, explica o reitor da Univali e coordenador do projeto, professor Valdir Cechinel Filho.

O objetivo dos pesquisadores no Brasil é otimizar os métodos de extração, técnicas de concentração, padronização de materiais e aquisição de dados de segurança. Na Coreia do Sul, a equipe irá investigar se o Guanandi tem efeitos sobre doenças causadas por inflamação, como Doenças Inflamatórias Intestinais, Mal de Alzheimer e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. O estudo será realizado por meio de experimentos in vitro e terá sua funcionalidade validada por experimentos in vivo com animais.

Além do professor Valdir Cechinel Filho e da pesquisadora sul-coreana So-Young Park, o grupo é formado pelos pesquisadores Guilherme Moreschi Gerhardt, José Roberto Santin, Larissa Benvenutti, Luiz Carlos Klein Júnior, Nara Lins Meira Quintão, Otto Mauricio Santos Gerlach, Rivaldo Niero e Ruth Meri Lucinda da Silva.

“O desenvolvimento de novos produtos medicinais é sempre um grande desafio, por isso estamos muito felizes com a aprovação deste projeto no CNPq. A investigação científica busca validar o uso popular e a potencialidade da planta no tratamento de muitas doenças e conseguir este recurso para viabilizar o estudo é uma grande conquista de toda a equipe da Univali. A Coreia do Sul é um grande expoente em pesquisa de ponta com viés de inovação e estamos com grandes expectativas para o desenvolvimento deste trabalho colaborativo”, complementa Cechinel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar