Garofalo Anuncia Parceria Com Ânima Educação Para Formação De Futuros Chefs Do Brasil
Importante Projeto Acadêmico Visa Divulgar A Cultura Da Pasta Seca De Trigo Durum, Desde O Processo De Produção Até As Técnicas De Cocção
O Pastificio Lucio Garofalo, empresa histórica de Gragnano, cidade próxima a Nápoles (Itália), continua seu caminho de desenvolvimento internacional por meio de iniciativas voltadas a formação e educação. A Garofalo iniciou uma nova parceria no Brasil com a Ânima Educação, uma das maiores organizações nacionais privadas de ensino superior, para dar vida a uma colaboração formativa dedicada aos chefs de amanhã.
A importante parceria prevê um percurso dual de capacitação para estudantes do curso de gastronomia das universidades que integram a Ânima Educação, tais como a Anhembi Morumbi, visando revelar da melhor forma a Garofalo, marca mundialmente conhecida e líder no segmento da massa de alta qualidade. Um articulado, ambicioso e rico programa, que acompanhará os estudantes na futura carreira como chefs de cozinha, fornecendo a eles conhecimento acumulado ao longo de dezenas de gerações. A proposta educacional traz desde características do produto, fases do processo de produção e usos da massa seca, até as técnicas corretas de cozimento, apresentação e serviço.
“Sinto-me honrado com esta colaboração com a Ânima Educação, um grupo de instituições de ensino superior de indiscutível excelência”, afirma Massimo Menna, CEO do Pastificio Garofalo. Está é uma colaboração que se transforma em um projeto nascido espontaneamente do encontro com Rosa Moraes, fundadora do primeiro curso superior de gastronomia do Brasil na Universidade Anhembi Morumbi (SP), e responsável também pela implementação do mesmo curso em outros 6 estados brasileiros (RJ, RS, RN, PE, BA, PB), em marcas que atualmente pertencem a Ânima Educação. Nos conhecemos em 2019, por ocasião do ‘Garofalo Inspires’, concurso que exigia Chefs profissionais de todo o mundo a preparar uma receita com pasta Garofalo e oferecia como prémio um Master em Pasta Seca na Accademia Niko Romito. Com esta nova colaboração, o compromisso de formação da Garofalo vai para o exterior para oferecer conhecimentos sobre a massa, os processos de produção e os métodos de preparação”, complementa Menna.
O percurso de formação também conta com o excelente apoio da escola de alta formação profissional Accademia Niko Romito. Mais uma confirmação da colaboração entre a marca Garofalo e o Chef Niko Romito (3 estrelas Michelin).
“Estamos extremamente orgulhosos com esta parceria, é muito gratificante para nós fazer parte da trajetória de educação de futuros profissionais da gastronomia brasileira por meio da história e dos produtos da Garofalo. Queremos inspirar os cozinheiros e proporcionar experiências construtivas de aprendizagem que fiquem gravadas nas memórias deles, fazendo com que a marca Garofalo se torne uma referência entre os futuros chefs brasileiros, quando o assunto é massa de trigo durum”, revela Valentina Mattana, que representa a Garofalo no Brasil.
O projeto se articula em três fases:
- Aulas sobre a massa de trigo durum promovidas pela Garofalo, na Unidade Curricular de Cozinha internacional do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, transmitidas ao vivo para estudantes de gastronomia da Ânima Educação em todo Brasil. Nas aulas são apresentadas técnicas de cocção da massa e o mundo Garofalo, feito de paixão e dedicação a este maravilhoso produto. Essa parceria dual finaliza com uma visita em streaming pela empresa italiana para que os discentes possam observar o processo de produção da massa seca;
- Um curso dual de extensão universitária de Cozinha italiana clássica e outro de Cozinha de fusão, desta vez acessível a todos os mais de 330 mil estudantes da Ânima Educação;
- Desafio acadêmico nacional, intitulado Garofalo Inspires propõe aos estudantes a criação de um cardápio com Pasta Garofalo e ingredientes vegetais (plant based). Os vencedores do desafio serão premiados com um curso master na Accademia Niko Romito, em Castel di Sangro (AQ, Itália).
"Esta experiência de formação representa a oportunidade de dar uma nova voz à nossa marca. Um projeto que gera valor por meio do programa de aprendizagem e que esperamos possa ser implementado em outras partes do mundo”, conclui Menna.
Mais de 1500 estudantes que participam das ações duais recebem um kit de boas-vindas da Garofalo, contendo pacotes de massas e um avental.
Sobre Pasta Garofalo - Fundada em 1789 em Gragnano, perto de Nápoles, polo histórico da indústria da massa, reconhecido pela União Europeia com o selo de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) “Pasta di Gragnano”, a Garofalo produz uma massa única e inconfundível, resultado da tradição artesanal com a inovação industrial. A fama pela sua qualidade se espalhou no exterior e os produtos hoje são exportados para mais de 60 países, levando a excelência italiana em todo o mundo e alcançando uma posição de liderança no segmento premium.
A massa da Garofalo é produzida com a melhor sêmola de trigo durum da Itália e das áreas quentes e secas do Arizona (EUA) e da Austrália, atendendo critérios específicos de qualidade com referência a glúten, nível proteico, cor e sabor. As competências tradicionais dos mestres fabricantes de massa de Gragnano completa a receita. As embalagens típicas da Garofalo são transparentes, inspiradas na filosofia de que “não há nada a esconder”. O consumidor pode apreciar à primeira vista uma massa bonita, de cor viva, superfície rugosa e de espessura certa. Simplesmente pasta!
A marca conta com um portfólio com mais de 100 cortes de massa: curtos, longos, para sopa e muitos formatos especiais. A oferta vai além, com uma variada gama de outros produtos premium, também projetados para satisfazer emergentes tendências alimentares, como massa seca sem glúten, macarrão enriquecido com diferentes cereais e leguminosas, nhoque de batata com e sem glúten, sêmola, molhos prontos, couscous e bulgur. Os produtos da Garofalo são trazidos para o Brasil por várias redes de supermercados e pela importadora Locamatta. Mais informações Site Garofalo e @pastagarofalobr
Sobre Accademia Niko Romito - A Accademia Niko Romito é uma escola de formação profissional, credenciada pela Região de Abruzzo e em parceria com a Universidade de Ciências Gastronômicas de Slow Food, criada por Niko Romito em contínua sinergia com o restaurante Reale. Mais informações Site.
Sobre Rosa Moraes - Embaixadora de turismo e hospitalidade da Ânima Educação, um ecossistema inovador de polos educacionais com mais de 18 instituições de ensino superior espalhadas por todo o Brasil, Rosa Moraes teve um papel sem paralelo na construção da educação gastronômica de qualidade no país. Foi ela que implantou o primeiro curso de gastronomia do Brasil - o da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo -, em 1999. Depois disso vieram mais sete estados, em um movimento que elevou o nível técnico e educacional e profissionalizou a área de vez.
Grande apoiadora da educação e de carreiras há mais de 25 anos, Rosa foi também uma espécie de mentora de diversos chefs que estão revolucionando a cozinha brasileira e ganhando o mundo. Mais recentemente ela entrou em um novo ciclo, tornando-se presidente para o Brasil do The World’s 50 Best Restaurants e do Latam 50 Best Restaurants. Mãe de três, gastrônoma autodidata e apaixonada pelo que faz, foi ainda (e é até hoje) uma das principais apoiadoras do projeto social Gastromotiva, que promove a transformação social através da gastronomia.
Com uma vasta gama de conexões feitas ao longo da carreira, ela já produziu mega eventos e palestras com alguns dos chefs internacionais mais renomados, incluindo Daniel Boulud, Charlie Trotter, Marcus Samuelsson, Todd English, Anthony Bourdain, Jordi Butron, Santi Santamaria, Jordi Rocca, Virgilio Martinez, Andoni Aduriz e Ferran Adriá, entre outros. Atualmente Rosa também é colunista da Vogue Online, onde documenta suas descobertas gastronômicas pelo Brasil e ao redor do mundo, e fez sua estreia como jurada do Iron Chef Brasil, reality gastronômico que ganhou uma versão nacional na Netflix em 2022.
Sobre Ânima Educação - Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação -- parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC -- figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards -- FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
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