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Volta às aulas: ensino remoto inverte tendência no e-commerce e expande venda de computadores no período

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Gallate
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Rakuten Advertising aponta mudanças que a pandemia provocou nos hábitos de compra durante as férias de inverno (junho a julho); de 2019 a 2021, enquanto os computadores registraram alta de seis p.p. nas vendas via afilados, os calçados sofreram queda de 13 p.p., com claro avanço nas compras via dispositivos móveis

No auge da pandemia de Covid (2020), o perfil de compra online no período de volta às aulas após as férias de inverno (junho a julho) migrou para computadores e produtos eletrônicos, como consequência da digitalização do ensino e das aulas remotas que fizeram parte das medidas de distanciamento social.

É o que mostram dados da Rakuten Advertising relativos às vendas realizadas por intermédio de sua rede de afiliados (parceiros de conteúdo) no Brasil nos últimos três anos (2019 a 2022), sempre considerando os meses de junho e julho.

Em 2020, houve aumentos significativos sobre o ano anterior das vendas em categorias diretamente impulsionadas pelo isolamento social, que impôs novos hábitos como a adaptação ao ensino a distância e o estabelecimento de escritórios em casa. Isso aconteceu com os computadores (PCs), que registraram alta de cinco pontos percentuais (p.p.) em sua participação no total de vendas facilitadas por afiliados – saltando de 8% para 13%.

Da mesma forma, esse movimento também foi observado nas categorias software, com alta de 8 p.p., saindo de 3% em 2019 para 11% em 2020; e utensílios e eletrodomésticos, com crescimento de 7 p.p., saltando de 3% para 7% do total das vendas concretizadas por meio de anúncios online em produtores de conteúdo.

A maior parte dessas categorias, contudo, sofreu apenas uma leve queda em junho e julho de 2022, após o auge da pandemia. Enquanto os PCs chegaram a 12% das vendas online via afiliados (após atingirem 14% em 2021), os softwares caíram para 7%, ao passo que os eletrodomésticos se mantiveram com o mesmo percentual de 2020 (7%) após oscilarem para 6% em 2021.

"Isso mostra que o movimento de digitalização acelerado pela pandemia pode ter transformado os hábitos de consumo dos brasileiros de forma permanente, com a preferência por estudos e empregos híbridos, incluindo itens eletrônicos nas atividades escolares e na formação acadêmica", diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil. "Podemos notar a construção de um novo padrão inclusive no que diz respeito à volta às aulas. Uma mudança importante que as marcas precisam levar em conta ao investir em anúncios personalizados, para gerar o melhor impacto possível sobre os consumidores e ampliar as conversões", afirma.

Mundo invertido

No sentido oposto, a categoria calçados, com vendas tradicionalmente impulsionadas em períodos pré-escolares, teve a sua participação reduzida durante a pandemia. Enquanto nos meses de junho e julho de 2019 esse grupo respondeu por 34% do total das vendas online via afiliados, esse percentual caiu para 21% em 2021, antes de mostrar recuperação passado o auge da pandemia em 2022 – quando subiu novamente e chegou a 25%, patamar semelhante ao de 2020 (26%).

O ano de 2021 ainda mostra um quadro muito impactado pela pandemia. Enquanto os computadores subiram 1 p.p. (para 14% do total) e seguiram com as vendas aquecidas em junho e julho, produtos de saúde e bem-estar – vertical que conta com grandes redes farmacêuticas – mostraram forte avanço no mesmo período, com um salto de 6% em 2019 e 2020 para 25% em 2021. Parte disso é reflexo dos cuidados dos consumidores com a prevenção e o tratamento de sintomas. Em 2022, as vendas dessa categoria se reaproximaram do patamar pré-pandemia (8%).

Outra mudança importante apontada pelo levantamento está na forma como os brasileiros consomem via internet, inclusive para comprar produtos relacionados à volta às aulas. De 2019 a 2022, nos meses de junho e julho, houve um claro avanço na preferência pelo uso de dispositivos móveis. A participação do uso desse canal para fazer compras online cresceu de 27% para 42% no período.


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