Brasil,

Colégio Santa Marcelina lança Projeto Leitura Deleite

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Objetivo da iniciativa é incentivar o hábito de leitura entre os estudantes do 2º e 5º ano da Unidade de São Paulo, que somam, ao todo 360 crianças

O Colégio Santa Marcelina, instituição educacional que alia a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta educacional disruptiva, acaba de anunciar o projeto Leitura Deleite, iniciativa que visa incentivar o hábito de leitura entre os estudantes do 2º e 5º ano da Unidade de São Paulo, que somam ao todo 360 crianças.

De acordo com Fabiana Parisi Curci Ciola, responsável pela iniciativa, o projeto surgiu a partir da percepção do corpo docente, que compreendeu o interesse dos estudantes pela leitura, uma vez que, muitos deles já utilizavam o espaço escolar para ler. Além disso, segundo Fabiana, o contato com os livros e a interação com a leitura de diferentes gêneros literários contribui para o desenvolvimento intelectual das crianças, bem como para a construção de repertório de mundo. “São diversos os benefícios que a leitura proporciona aos estudantes. Dentre eles, podemos citar o aprimoramento de vocabulário, de fala e de rendimento escolar”, afirma.

Na prática, o projeto funciona como uma atividade interdisciplinar. Diariamente as crianças, juntamente com o professor, realizam 20 minutos de leitura deleite, distribuídos entre as disciplinas. Já a escolha do livro, é livre e cada estudante seleciona a sua leitura de acordo com seus interesses e/ou indicação dos amigos. “É nítido que o número de alunos leitores aumentou, uma vez que a fila de reserva de livros na biblioteca tem crescido. Ficamos muito satisfeitos em perceber que temos fomentado o desenvolvimento da postura de leitor crítico e atuante no grupo”, comenta.

Fabiana acrescenta ainda que houve um maior interesse das crianças com relação à leitura de diferentes gêneros literários, maior interação entre elas pela troca dos livros e elaboração de resenhas com maior qualidade nos registros. Paralelo a isto, Fabiana afirma que outros projetos similares surgiram a partir deste, como a iniciativa “Quer trocar?”, onde a ideia é que as crianças tragam um livro usado, em bom estado, identificado ou não com o nome, para a troca de livros entre elas. “É a partir de projetos como estes, estamos praticando a sustentabilidade, o exercício do desapego, a ampliação de repertório, o estímulo à colaboração e à interação entre as diferentes séries. Tudo isto, para formar estudantes com valores e propósitos alinhados à nossa instituição”, finaliza.

Sobre o colégio Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar