Brasil,

Matemática: como tornar a numeracia divertida?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Números - Foto Pixabay Números - Foto Pixabay

*Psicopedagoga Luciana Brites

Os primeiros anos de uma criança são um período de aprendizado e desenvolvimento. Nessa época, é comum que elas não gostem de matemática, que achem uma matéria chata e, muitas vezes, recusam-se a fazer algumas atividades. Para começar a desenvolver o interesse, podemos usar a numeracia.

Numeracia é o conhecimento e as habilidades que as crianças precisam para usar a matemática em várias situações. É a capacidade de raciocinar e aplicar conceitos numéricos simples e consiste em compreender aritmética fundamental como adição, subtração, multiplicação e divisão. É uma competência importante, pois bebês e crianças pequenas podem reconhecer números, padrões e formas. Eles usam conceitos matemáticos para dar sentido a seu mundo e conectar isso com práticas cotidianas.

Quando avançam as séries escolares, as crianças são expostas à numeracia através de entendimento, fluência, solução de problemas e raciocínio. Esses recursos permitem que elas respondam a situações familiares e desconhecidas, empregando essa habilidade para tomar decisões e resolver problemas.

O aprendizado de numeracia pode parecer chato pela falta de ludicidade. Então, é fundamental que o aprendizado seja baseado em brincadeiras. Isso motiva as crianças a aprenderem mais.

Uma forma de ensinar é utilizando números com massinha. Você irá precisar de massinha de modelar colorida, números impressos em tamanho grande plastificados e faca de plástico sem serra. Entregue para as crianças as folhas com os números de 0 até 9 e a massinha. Ela vai fazer uma ‘cobrinha’ com a massinha e depois vai contornar o número. Nesta atividade, estimula-se a consciência espacial, experimentando com a forma e o espaço, a coordenação de olhos e mãos, desenvolvimento motor fino e o reconhecimento dos números.

Outra brincadeira é contando com o Dominó. Trata-se de um ótimo recurso de aprendizado e um excelente manipulador para melhorar o senso numérico e as habilidades matemáticas. Você irá precisar de um jogo de dominó e vários botões. Tem duas formas de usar o dominó para a numeracia. A primeira é distribuir as peças, pedir que as crianças escolham uma e contem quantas bolinhas têm nessa peça.

Reforce a contagem usando botões. Outra forma é somando. A criança irá escolher duas ou mais peças e contar quantas bolinhas têm no total. Para essa atividade, os botões podem ajudar mais, separando-os por peças e depois somando-os.

Essa atividade estimula o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades de numeracia como reconhecimento de números, medição, contagem, adição e padrões. Também ajuda com a solução de problemas, desenvolvimento sensorial – mãos em ferramentas de manipulação, habilidades motoras finas, coordenação de mãos e olhos e desenvolvimento da linguagem.

(*) CEO do Instituto NeuroSaber (www.neurosaber.com.br), Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar