Fundação Cesgranrio abre inscrições para Pisa para Escolas
Desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para avaliar Leitura, Matemática e Ciências ao nível da escola, o PISA para Escolas é uma avaliação educacional para alunos de 15 anos na mesma escala do PISA o que possibilita a comparação dos resultados da escola avaliada com resultados de todos os países avaliados pelo PISA.
Até o final de 2023, a Fundação Cesgranrio é a instituição credenciada, com exclusividade, pela OCDE para aplicar a avaliação no Brasil. Serão dois ciclos em 2022: o primeiro acontecerá nos meses de junho e julho, e as escolas e redes de ensino interessadas devem se inscrever até o dia 30 de de abril. O segundo ciclo terá aplicação nos meses de outubro e novembro e as inscrições se encerram no dia 30 de julho. A página pisaparaescolas.cesgranrio.org.br apresenta mais informações sobre a avaliação. Escolas interessadas devem enviar email para .
Segundo Andreas Schleicher, diretor de Educação e Competências da OCDE e do PISA, muitas avaliações são baseadas em ideologias, mas o Pisa para Escolas é baseado em evidências, e isso permite que escola analise práticas adotadas por instituições de outros países, e adotem mudanças que julguem necessárias para a melhoria da qualidade do ensino.
Nilma Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, ressalta que o PISA para Escolas é uma avaliação voluntária e que cada escola recebe um relatório exclusivo com informações sobre o desempenho da escolas e fatores externos que impactam o desempenho dos alunos. Segundo ela, os itens das provas são elaborados de acordo com a matriz do PISA e estão na mesma escala internacional. “São itens que exigem que o aluno tenha os conhecimentos sendimentados de forma que mostre sua capacidade de construir uma resposta. Junto à prova, o estudante responde a um questionário que avalia não só aspectos do contexto socioeconômico como habilidades socioemocionais. Não é o aluno que é avaliado, mas sim a escola”, conta.
Pisa para Escolas 2019 - 2021
A Fundação Cesgranrio avaliou, em 2021, mais de 350 escolas brasileiras, de quatro redes públicas (Estado de São Paulo, Estado do Rio Grande do Sul e Estado da Bahia e a rede municipal de Sobral/CE), do Centro Paula Souza - SP e de escolas particulares. Para 2022, há mais de mil escolas interessadas na avaliação.
Em 2020, não houve aplicação do PISA para Escolas, devido à pandemia do coronavírus. Em 2019, a avaliação foi realizada em mais de 200 escolas brasileiras, a maioria da rede estadual de São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário