Educação como ferramenta de transformação para um futuro melhor é prioridade para famílias brasileiras
Com otimismo no setor, Kumon prevê a abertura de 100 novas unidades em 2022 e um crescimento de 34% em relação ao ano passado
A crise financeira afetou milhares de pessoas durante o período de pandemia e, neste momento de retomada, muitas famílias estão se esforçando para investir na educação de qualidade para as crianças, já que o setor sofreu grande impacto durante a crise. Embora o país não seja referência mundial no tema, uma pesquisa[1] realizada pelo UNICEF e o Gallup, em 21 países, aponta que adolescentes e jovens brasileiros acreditam no poder da educação para a transformação. Mais da metade dos adolescentes e jovens ouvidos (59%) e dois terços dos adultos (74%) citam a educação como o principal fator para o sucesso – versus 36% e 34%, na média dos outros países ouvidos.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2021, o país teve, em média, 279 dias de suspensão das atividades presenciais nas escolas (públicas e privadas), durante o ano letivo de 2020, como medida de enfrentamento do COVID-19.
Com relação ao atendimento dos alunos, eles aconteceram de forma presencial e/ou remoto, bem como o suporte para elaboração de plano de estudo e treinamento para utilização dos materiais do programa de aula a distância, tanto para os pais, quanto para os alunos. Também, foram realizadas aulas ao vivo e gravadas, transmitidas via internet, radio ou TV.
Os esforços foram grandes, mas não suficiente para atender com qualidade as demandas das crianças e famílias. Os pais perceberam que precisam investir na educação dos filhos para que elas recuperem todo o conteúdo didático que não foi assimilado durante a pandemia.
“Notamos que este movimento despertou nos tutores ainda mais desejo pela área da educação, vendo nesse setor uma oportunidade também para empreender. Afinal, se existe uma carência por melhorar a educação dos filhos, existe também uma demanda por investimentos nessa área”, comenta Julio Segala, Diretor de marketing e operações do Kumon América do Sul.
[1] https://changingchildhood.unicef.org/pt
Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, em 2021, o setor de franchising registrou um crescimento de 10,7% no valor do faturamento em relação a 2020. Na área de educação, durante o mesmo período, registrou-se 5% de aumento. Já o número de unidades franqueadas no Brasil saltou de 156 mil em 2020 para 170 mil 2021, um aumento de mais de 9%.
O olhar mais apurado para o setor educacional está refletindo positivamente no alto número de empreendedores em busca de montar um negócio em que, além do retorno financeiro, traga realizações pessoais, como a certeza de se investir em negócio capaz de contribuir com o futuro de novas gerações. “A consciência de que a educação é a chave para o sucesso está cada vez mais latente na sociedade, e é isso que faz com o que o Kumon siga seu plano de crescimento no Brasil, um país que possui grandes oportunidades, principalmente no empreendedorismo focada no desenvolvimento educacional”, comenta Segala.
Com a constatação deste cenário, o Kumon, maior franquia de educação do país, apresenta o plano de expansão para este ano: a previsão é inaugurar 100 novas franquias até dezembro. No ano de comemoração do 45º aniversário da rede no Brasil, a marca reforça a presença em todas as regiões do país e celebra a chegada do método de estudo em três cidades que ainda não possuem unidades.
Após dois anos desafiadores, a rede comemora o aquecimento do setor e destaca um crescimento de 34% em relação ao ano passado e de 20% quando comparado com 2020, em relação ao número de unidades inauguradas.
Novas unidades em 2022
Para este ano, a rede japonesa espera ampliar a presença da marca em todas as regiões do país. O Sudeste, com a previsão de receber 49 novas franquias lidera o ranking de aberturas. Na região Sul serão 19, no Centro-oeste mais 15 unidades, para o Nordeste, a previsão são 14 franquias da marca e para a região Norte, um total de três novas unidades.
O Kumon é uma metodologia que incentiva na criança a autonomia nos estudos, fortalecendo o potencial de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento.
“Ao entrar para a nossa rede, o franqueado tem a oportunidade de atuar diretamente com o desenvolvimento de alta habilidade acadêmica e autodidatismo nos alunos, que já são requisitos básicos para o lifelong learning. Isso é prioridade para o Kumon, e esse é o foco do nosso trabalho e, consequentemente, dos nossos parceiros franqueados”, completa Segala.
Sobre o Kumon
Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em mais de 50 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.550 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 180 mil alunos, do total de 200 mil estudantes na América do Sul. Mais informações no site http://www.kumon.com.br/franquia ou pelo telefone 0800 728 1121.
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