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Grupo da USP comanda estudo inédito sobre o desenvolvimento na primeira infância

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Laguna
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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O Projeto Germina realiza o acompanhamento de 500 bebês, a partir de três meses de vida, para investigar fatores que favorecem seu desenvolvimento cognitivo e emocional

Os primeiros 1.000 dias são cruciais na vida infantil. É neste período que funções executivas e de linguagem da criança são estimuladas, o que terá um papel essencial para atingir o potencial de desenvolvimento e viver uma vida plena. Contudo, pesquisas apontam que mais de 250 milhões de crianças no mundo não alcançam este potencial devido à exposição a vários fatores de risco. Para identificar quais são os fatores de risco e também os que favorecem o bom desenvolvimento cognitivo e emocional, um grupo de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) criou o Projeto Germina, que irá monitorar 500 crianças, a partir dos três meses de vida, durante um período de três anos.

Liderado pelo Dr. Guilherme Polanczyk, Professor Associado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Faculdade de Medicina da USP e membro do comitê Científico NCPI, o Projeto Germina nasceu da união de 15 grupos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento da Universidade de São Paulo. São elas genética, microbiologia, nutrição, fonoaudiologia, pediatria, psicologia, psiquiatria de crianças, neurociência do desenvolvimento, matemática e estatística. Toda esta equipe fará um mapeamento do desenvolvimento de 500 bebês a partir de três meses de vida, por meio de encontros regulares, até completarem três anos de idade.

“As experiências nos primeiros 1.000 dias de vida afetam o cérebro das crianças, podendo levar tanto ao comprometimento quanto favorecendo o desenvolvimento das funções executivas e nas habilidades de linguagem. Porém, algumas crianças, mesmo quando expostas a condições adversas de vida, apresentam um desenvolvimento ótimo e são consideradas resilientes”, explica o Dr. Guilherme.

"Esse estudo tem por objetivo determinar, com o apoio de várias ferramentas, como sequenciamento genético, microbioma, eletroencefalograma, testes e brincadeiras, quais são esses fatores positivos e negativos. Desta forma, será possível criar e embasar ações e políticas públicas que estimulem o desenvolvimento saudável e diminuam os riscos de exposição das crianças a elementos que possam ser prejudiciais ao seu futuro", complementa o pesquisador.

As funções executivas e linguagem são habilidades fundamentais para um desenvolvimento saudável. Bem desenvolvidas, aumentam a chance de a criança ter saúde física, cognitiva e mental ao longo da vida, reduzir o ritmo de envelhecimento, além de uma maior produtividade e prosperidade. Estima-se que, na vida adulta, cerca de 80% da população com funções executivas subdesenvolvidas na infância necessita de alguma forma de assistência social ou econômica.

Período de monitoramento

De forma gratuita, o trabalho de monitoramento dos 500 bebês será feito, inicialmente, aos três meses de vida. Em seguida, serão feitas outras quatro avaliações, a última aos 3 anos de idade. Nestes encontros, realizados em um dos centros de pesquisa do projeto na cidade de São Paulo, serão feitas perguntas sobre o comportamento e habilidade das crianças, sobre o ambiente em que vivem, avaliação do desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, além de um encefalograma. Também serão coletadas amostras de saliva e fezes do bebê.

Ligado a um consórcio internacional de pesquisadores de todos os continentes, o Projeto Germina é financiado pela Wellcome Trust-Leap, agência de fomento independente, que visa apoiar diversas áreas do conhecimento em busca de descobertas inovadoras sobre vida, saúde e bem-estar.

“Este estudo pretende investigar crianças de todas as classes sociais. O objetivo do Projeto Germina é alcançar famílias e seus bebês de diversos extratos da sociedade, para que possamos entender o desenvolvimento de crianças com características diferentes, assim como os riscos e benefícios envolvidos na evolução das funções executivas e habilidades de linguagem”, afirma o Dr. Guilherme Polanczyk.

A pesquisa teve início em janeiro de 2022. Os participantes terão acesso aos dados sobre o desenvolvimento do bebê, as análises de microbioma e sequenciamento de genoma. Além disso, contribuirão com um estudo que tem potencial para inovação científica e relevância para a saúde pública, favorecendo o desenvolvimento de intervenções aplicadas ao contexto das crianças brasileiras.

Para participar da pesquisa, os pais interessados podem se inscrever pelo site do Projeto Germina (https://www.projetogermina.com.br/) ou através das redes sociais: no Instagram, @projetogermina, e no Facebook, https://www.facebook.com/projetogermina/.

Sobre o Projeto Germina

O Projeto Germina é um projeto de pesquisa realizado por 15 grupos de diferentes áreas de conhecimento da USP (Universidade de São Paulo). O estudo, que é financiado pela agência de fomento independente Wellcome Trust-Leap, irá avaliar 500 crianças a partir de três meses de idade, mapeando o desenvolvimento das funções executivas e de linguagem, até completarem três anos.


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