Brasil,

Sarau das Pretas levará narrativas de mulheres negras para as escolas municipais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana VIlela
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Projeto com ampla abrangência visa difundir e visibilizar a literatura produzida por mulheres negras

Após a publicação da antologia poética Narrativas Pretas, realizada no ano de 2020 através do fomento do Programa VAI, pela Prefeitura de São Paulo, que reuniu 30 autoras autodeclaradas pretas e/ou pertencentes à comunidade LGBTQIA+, o coletivo Sarau das Pretas agora irá distribuir a publicação em diversas ações, através do projeto Conexões Literárias: Sarau das Pretas nas redes, que também foi contemplado pelo VAI.

Trata-se de um projeto amplo, que irá impactar em torno de 15 mil jovens, pensado pelas escritoras Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas e Taisson Ziggy. Nessa segunda fase, além da difusão da obra Narrativas Pretas, o projeto tem como objetivo partilhar processos, saberes e experiências que envolveram a publicação da obra. As ações serão realizadas neste mês de março. Para isso, realizará palestras em escolas da rede pública municipal, compreendendo alunos desde o ensino fundamental II até o EJA, como ações de incentivo à leitura e à escrita.

Além disso, também realizará oficinas de publicação independente, que resultará numa cartilha com o conteúdo ministrado nas oficinas. “Além de apresentar a obra Narrativas Pretas e todo o seu processo, desejamos potencializar novas narrativas com mulheres pretas. Para isso, serão oferecidas oficinas de autopublicação para mulheres autodeclaradas pretas a partir de 18 anos em todo o Brasil, e que tenham a intenção de publicar”, afirma Elizandra Souza, jornalista e poeta, com uma trajetória de 20 anos na escrita.

Para ela, mostrar os caminhos de uma publicação para os jovens da rede pública irá estimular o desenvolvimento de jovens escritores. “A maior parte dos escritores e escritoras iniciam tardiamente suas carreiras. Nosso projeto também visa encurtar este caminho e fomentar a literatura afrobrasileira, o movimento de saraus, a literatura periférica, mostrando que eles também podem ser protagonistas da sua própria história e publicarem, se assim desejarem. Afinal, nós passamos por todo o ensino fundamental com a imagem do escritor como um homem branco, de meia idade, e que falavam de questões que não necessariamente eram as questões que a gente via na periferia”, acrescenta a escritora Débora Garcia.

Outra ação de impacto será a distribuição dos livros Narrrativas Pretas para o Sistema Municipal de Bibliotecas, que somam 106 bibliotecas em toda a cidade de São Paulo.

Dessa maneira, construindo projetos relevantes de grande impacto que visam ampliar a diversidade das narrativas que são contadas, O Sarau das Pretas vem contribuindo com ações diversas para a transformação de realidades.

A data da primeira palestra nas escolas, ficou para o dia 29.03.22 às 20h no CEU três lagos. Será para o público do EJA, cerca de 100 alunos.

A data da palestra inaugural para a marcar a entrega dos livros para o Sistema Municipal de Bibliotecas, temos o indicativo de 28.03.22 (a definir)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar