Diretores escolares se capacitam para serem mentores
O objetivo é ajudar outros profissionais a desenvolverem competências requeridas para o cargo.
O diretor escolar também precisa de formação continuada. Pensando nisso, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciam, nesta terça-feira, 15, a formação Mentoria de Diretores Escolares.
Foram inscritos 200 profissionais, entre representantes das secretarias estaduais de educação e diretores de escolas públicas de 16 estados e do Distrito Federal. O objetivo é preparar diretores para aplicarem a formação entre pares, incentivando a colaboração e a inovação educacional.
A formação em nível de aperfeiçoamento terá 180 horas, com aulas síncronas – o que permite a interação com o tutor e com os outros participantes. No segundo semestre, será a vez dos municípios: haverá 200 vagas para diretores de escolas municipais e representantes de Secretarias Municipais de Educação.
Entre os temas discutidos estão: o saber como objeto do trabalho escolar, o sentido que os educadores atribuem à busca por soluções, a escuta ativa e a cultura colaborativa como referencial teórico-prático para o convívio na escola.
“A mentoria é um processo interativo e dinâmico entre dois ou mais diretores que estão em diferentes estágios da carreira. Não se trata apenas do tempo de atuação, mas das etapas de desenvolvimento do profissional.”, explica o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação, José Roberto Ribeiro Junior.
Esse aperfeiçoamento é resultado do projeto-piloto de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar aplicado no ano passado. Com o objetivo de criar uma metodologia de formação de diretores de escolas públicas, foram realizados dois encontros semanais ao longo de três meses, em aulas síncronas. Participaram 10 estados: Rondônia, Pará, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Cada estado inscreveu três diretores mentores e 12 diretores mentorados, além de dois técnicos de secretaria para apoio. Parte do conteúdo do projeto-piloto será aplicado nesta nova formação, a qual abrange o restante das unidades federativas.
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