Brasil,

Semana de Arte Moderna chega aos 100 anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mira Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Nos próximos dias, São Paulo promove diversas homenagens ao início do Modernismo brasileiro, com exposições, concertos, música e atividades em sala de aula

Na segunda semana de fevereiro, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo divulgou as próximas atividades da comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Os eventos incluem exposições em diversos museus e espaços públicos. O manifesto antropofágico modernista invade também as salas de aulas e continua sendo repercutido em novas obras editoriais.

Theatro Municipal

Berço da Semana de 22, o Theatro Municipal, no Centro de São Paulo, preparou uma homenagem especial ao movimento, com shows, saraus, expedições e diversas atividades, com apresentações de Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas e o Balé da Cidade.

Memorial da América Latina

Uma exposição gratuita será inaugurada no Memorial. Nesta, porém, foram escolhidos não só quem participou diretamente da Semana de Arte Moderna de 22, mas também outros artistas brasileiros, portanto latino-americanos, que contribuíram para o que é considerado o Modernismo na América Latina. A inauguração dos pilares acontecerá no dia 13 de fevereiro, ao meio-dia, data que marca o centenário de abertura da Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo. O lançamento da exposição “Pilares de 22” contará com apresentação de chorinho do Trio Jr Alves.

Sala de aula

Em São Paulo, a data também está sendo registrada por escolas de Educação Básica, cujas aulas acabaram de ser retomadas, a maioria no modelo presencial. Desde a sua fundação, a Camino School – escola trilíngue localizada na zona oeste da capital que trabalha com Infantil, Fundamental I e Fundamental II – sempre prezou por um currículo com muitas referências brasileiras, incluindo grandes nomes do nosso Modernismo.

A instituição trabalha um modelo de intersecção entre arte, história e literatura em sala de aula. “A Semana de Arte Moderna é um exemplo de como tratar de temas partindo do mundo real e de um jeito interdisciplinar. Esse marco histórico, cujo contexto aproximamos do cotidiano dos nossos estudantes, pode trazer mais estímulos para o processo de aprendizagem”, afirma Valentino Ruy, especialista de Ciências Humanas na Camino School.

3 livros infantojuvenis para entender o Modernismo

Com o objetivo de reforçar a relevância da Semana de Arte, a área de Literatura Infantojuvenil da SOMOS Educação selecionou algumas obras de seu catálogo, para leitores de diferentes idades, que levam a uma imersão na história da escola modernista, promovendo o contato com a cultura brasileira e auxiliando estudantes durante o aprendizado do tema.

Bem ilustrativo e com linguagem simples, O sonho do Abaporu, publicado pela editora Caramelo, foi escrito para o público infantil. A partir de diversas referências modernistas, o artista plástico Marcelo Cipis apresenta um dos ícones arte nacional, o quadro “Abaporu”, pintado por Tarsila do Amaral em 1928. Para o público jovem, a Editora Ática indica histórias clássicas do modernista Mário de Andrade recontadas na linguagem contemporânea e descontraída dos quadrinhos. Os livros HQ Amar, verbo intransitivo – Idílio, roteirizado por Ivan Jaf, e HQ Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, roteirizado por Rodrigo Rosa, fazem parte da série Clássicos Brasileiros em HQ, lançada pela editora em 2007, que atende a uma necessidade dos jovens de estudar para o vestibular, bem como presenteia os fãs de graphic novels com obras de qualidade.

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pintura e escultura) e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias, chamada de antropofagia. Buscavam uma renovação social e artística no país, por meio de um olhar voltado ao nacional.

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação

Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar