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Educadores de São Paulo (SP) são finalistas do Prêmio Educador Nota 10

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  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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Trabalhos de sete profissionais concorrem com outras iniciativas que buscam contribuir com a qualidade da Educação Básica Brasileira

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, já tem seus 50 finalistas. Revelada no dia 8 de fevereiro, a lista conta com trabalhos pedagógicos de educadores de 14 estados. Entre eles estão sete profissionais de São Paulo (SP), que seguem na busca por uma vaga entre os dez vencedores da 24ª edição do prêmio e pela chance de disputar o título de Educador do Ano.

A professora de Língua Estrangeira (inglês) Jaqueline Rodrigues dos Santos, da Escola Técnica de São Paulo, no Centro Paulo Souza, conquistou a Academia de Selecionadores com o trabalho Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. A docente incentivou a formação de duplas e trios para que preparassem um seminário. No processo, as quatro habilidades linguísticas – speaking listening, reading and writing – foram mobilizadas de modo orgânico e coerente para apresentar as atitudes necessárias diante dos desafios do mundo atual.

Outro projeto em Língua Estrangeira, o The Mysterious Life of Plants, idealizado pela docente Flavia Cotomacci, do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, apostou no interesse dos alunos sobre a vida das plantas para uma imersão no idioma. O trabalho entrelaçou língua estrangeira com as áreas de Ciências, Artes e tecnologia educacional, usando diversos recursos. Foram meses de pesquisas, leitura, apreciação de obras de arte, criação de cerâmicas e observação de plantas, que renderam conteúdos para um site criado pelos estudantes.

Cíntia da Silva Pinto de Carvalho, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Professor José Ozi, realizou o trabalho Bonecos: o brinquedo como ferramenta de combate ao racismo. As ações de formação propostas não se restringiram à teoria sobre o racismo estrutural, envolveram as professoras na confecção de bonecos representando várias raças, etnias, gêneros e faixas etárias, a fim de mostrar a diversidade aos pequenos. A formação se desdobrou em novas temáticas para atividades e ambientação dos espaços e provocou uma revisão do projeto político-pedagógico da escola.

Simone Aparecida Machado, diretora da Escola Municipal de Ensino Médio Martin Francisco Ribeiro de Andrada, também buscou conscientizar docentes e estudantes sobre as diferentes realidades atuais. A iniciativa Gestão para aprendizagem: Dos Alunos aos Docentes apostou no trabalho coletivo. O monitoramento próximo por WhatsApp, o mapeamento das aprendizagens e das necessidades dos 700 alunos e as estratégias formativas junto aos professores, centradas na análise dos planos de aula e na reflexão sobre a prática, exigiram esforços de todos. Mas o saldo foi positivo: aulas mais qualificadas, professores mais preparados e estudantes conectados à escola.

Paulo Roberto Magalhães, professor de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, investiu no trabalho A Escola Pulou o Muro em Vídeos e Quadrinhos com Ajuda dos Alunos de SP durante a Pandemia. O professor recorreu aos quadrinhos digitais para situar a paisagem urbana e valorizar a identidade dos estudantes. Além de produções focadas na linguagem espacial, como croquis, mapas mentais, desenhos em perspectiva e maquetes, os alunos se envolveram na autoria dos quadrinhos, alguns criados a partir de registros fotográficos das aulas presenciais (antes de março de 2020). Dessa forma, mesmo à distância, continuaram ligados à escola e próximos de sua realidade.

Já Susan Carolina Amorim, professora de Ciências da Escola Vera Cruz, fez sua turma estudar conceitos científicos complexos sob uma luz investigativa e antirracista. Com o trabalho O DNA e o mapeamento genético: um mergulho em ancestralidades, origens e narrativas, os alunos do 5º ano aprenderam sobre a formação de proteínas, sua obtenção via alimentação e a distribuição pelo corpo. Ao conhecerem o mapeamento genético, mergulharam na problemática da escravização de africanos e nas heranças genéticas da população brasileira, integrando as aulas de Ciências da Natureza às de Ciências Sociais.

O trabalho pedagógico O Diário De Carolina Maria de Jesus e A Oralidade em Questão, de Viviane de Barros Pastoreli, professora de Língua Portuguesa no CIEJA Professora Rose Mary Frasson, conseguiu estruturar, em uma situação de ensino remoto, propostas condizentes com os conteúdos e objetivos de aprendizagem e com as características do seu grupo de alunos, com idades entre 17 e 65 anos. O trabalho, prioritariamente desenvolvido pelo WhatsApp, teve como um dos focos centrais a oralidade. As principais conquistas foram os avanços da turma na apropriação da escrita alfabética (por meio de atividades de leitura e produção de legendas) e na comunicação efetiva em conversas com professores e colegas.

Outras iniciativas

Entre os projetos selecionados, 7 são de Língua Portuguesa, 7 de Geografia, 4 de Matemática, quatro focados no aprendizado de crianças bem pequenas e mais quatro destinados a crianças entre 4 e 5 anos. História, Ciências da Natureza, Educação Física, Artes, Coordenação Pedagógica e práticas com Educação Especial tiveram 3 trabalhos cada. Completam a lista, dois projetos de Língua Estrangeira, dois destinados à Gestão Escolar, além de um para Biologia e um outro focado em Química.

Por ciclo educacional, são 22 aplicados no Ensino Fundamental – somados anos iniciais e finais –, 10 no Ensino Médio e 9 na Educação Infantil. Há ainda 5 trabalhos de Gestão Escolar e 4 focados na Educação Especial. A região do país com maior representatividade entre os finalistas é a Sudeste, seguida pela Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Reconhecimento e premiação

O reconhecimento e a valorização desses profissionais se dão por meio da divulgação na mídia, redes sociais e um certificado de participação a cada um dos 50 finalistas. Eles também aguardam com ansiedade a seleção dos 10 vencedores, que serão anunciados ainda em fevereiro, por meio das redes sociais da Fundação Victor Civita, do Prêmio Educador Nota 10 e de seus parceiros: Abril, Globo, Fundação Roberto Marinho, SOMOS Educação, BDO Brasil, Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef.

Os 10 vencedores selecionados ganham um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de uma assinatura digital da Nova Escola. Os dez Educadores Nota 10 concorrem, ainda, ao prêmio Educador do Ano. O grande vencedor recebe mais R$ 15 mil de vale presente, totalizando uma premiação de R$ 30 mil. O Educador do Ano será conhecido em evento que será realizado em data a ser definida.

Confira a lista completa dos selecionados em:

https://premioeducadornota10.org/

Sobre o Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO Brasil, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação. Ao longo das últimas 23 edições foram recebidos mais de 75 mil trabalhos pedagógicos, e premiados 251 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,59 milhões. Todo este conteúdo pode ser conhecido no site https://premioeducadornota10.org/

Sobre a Fundação Victor Civita

A Fundação Victor Civita foi criada em 1985 como uma das primeiras iniciativas brasileiras no campo social. Sua missão é valorizar o trabalho de professores e gestores escolares, disseminando as melhores práticas da Educação Básica para auxiliar os educadores brasileiros a enfrentar os desafios de seu tempo. Em 1998, criou o Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante Prêmio da Educação Básica brasileira.


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