A adaptação das crianças na Educação Infantil
Uma das maiores dificuldades das famílias é a adaptação da rotina no início das aulas, principalmente durante a pandemia
A retomada das aulas totalmente presenciais em 2022 é um período para se preparar para voltar à escola, rever os professores e os amigos. É importante que esse momento de inserção ao ambiente escolar seja planejado cuidadosamente para que as crianças se sintam seguras. O cuidado é ainda maior na Educação Infantil, que compreende o período de 0 a 5 anos de idade.
As ações planejadas e propostas têm como foco amenizar e apoiar as crianças e famílias nesses momentos iniciais que causam incertezas, angústias e inseguranças, devido ao rompimento de rotina e de convivência familiar.
As primeiras semanas são conhecidas como a fase de descobertas, tanto para as crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, quanto para os reingressos. Para quem já frequentava a escola é uma nova adaptação: novos colegas, outra professora e espaço diferente.
No Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, esse período de adaptação começou com a reunião de pais, ocorrida no modelo online, seguindo os protocolos de segurança para combate à Covid-19.
“As crianças da Educação Infantil farão inserção gradativa, ou seja, começam com uma ou duas horas de permanência na escola e em grupos alternados, evitando que todos cheguem no mesmo horário. A ideia é transformar esse momento de angústia em afeto e confiança”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka.
Segundo a docente, cada série deve planejar diferentes ações, de acordo com a particularidade e respeito de cada faixa etária. “No infantil 2, turma das crianças bem pequenas, as crianças e famílias estão recebendo a visita da professora em casa. Lembrando que é uma ação combinada com a família, se assim quiserem, com horários, dias combinados e seguindo o uso de máscaras e álcool em gel”, esclarece Márcia.
Este tipo de atividade minimiza a angústia das crianças e dos pais e aproxima o ambiente escolar do familiar, para que ao chegar no espaço escolar a criança já tenha uma certa familiaridade com o professor. “A ideia é que a criança se sinta segura ao encontrar o professor na escola”, afirma a coordenadora.
“A adaptação é um momento que está acompanhado de muitas dúvidas e preocupações, principalmente para os pais cujo filho está entrando agora na escola, pois é considerada a primeira separação da família. Acolher esses pais e as crianças nesse momento, que muitas vezes é inédito para ambos, traz um conforto para todos”, frisa Márcia Nanaka.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos integrados por formação, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em transformação constante.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário