MEC lança documento de orientação para definição da oferta de Educação Profissional e Tecnológica
A segunda edição da cartilha também se apresenta como uma ferramenta para mapeamento de demanda por qualificação profissional.
O Ministério da Educação (MEC) lança, hoje (8), a Cartilha de Orientações às Redes Ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica. O documento, que está na sua segunda edição, objetiva orientar gestores e demais atores da Educação Profissional e Tecnológica acerca do uso de dados e informações para a compreensão de suas realidades socioeconômicas, auxiliando também no mapeamento de demandas por qualificação profissional.
A cartilha sistematiza um conjunto de ferramentas e fontes de informação, como painéis de dados, pesquisas e estudos temáticos, com foco na construção de ofertas alinhadas às demandas locais. O documento é uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais e apresenta também um conjunto de boas práticas, com experiências que combinam aspectos que devem ser considerados no desenho das ofertas de Educação Profissional e Tecnológica.
A proposta da cartilha surgiu para complementar os resultados do Mapa de Demandas por Educação Profissional, que busca promover uma oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica mais alinhada com a demanda dos setores econômicos em cada uma das mesorregiões do país. As ferramentas e boas práticas da Cartilha acrescentam perspectivas importantes para a definição de ofertas como as características socioeconômicas do público-alvo, mecanismos de escuta com instituições locais e informações sobre investimento que podem orientar a tomada de decisão.
Estruturação
A cartilha está estruturada em duas partes, a primeira está organizada por temas que abordam o mercado formal, as informações socioeconômicas e a oferta de Educação Profissional e Tecnológica, além disso, também traz conteúdo sobre investimentos previstos em uma determinada região. A segunda parte apresenta boas práticas em oferta de cursos Educação Profissional e Tecnológica, mapeadas no processo de repactuação dos saldos do Bolsa-Formação, na atualização do Mapa de Demandas por Educação Profissional e no Ciclo de Boas Práticas em Ofertas de Educação Profissional e Tecnológica, evento on-line realizado pelo MEC no último ano.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário