Brasil,

Projeto de aluna da Etec de Quatá pretende incentivar reflorestamento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Proposta tem como objetivo recuperar vegetação em áreas de nascentes, por meio de plantio de mudas, isolamento local e educação ambiental

Ao observar a degradação causada por um forte período de seca em uma nascente de rio, no município de Quatá, na região de Marília, a estudante Vitória Carolaine da Silva Lima, do curso técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Luiz César Couto, resolveu agir. Ela decidiu desenvolver um projeto de recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente de nascentes, por meio da plantação de mudas, isolamento local e educação ambiental da comunidade no entorno.

Orientado pelo professor Gilberto Balejo, o Plantar para Transformar Vidas ficou entre os seis melhores trabalhos do Brasil no Programa Educação Cultural, da Lwart Soluções Ambientais em parceria com a NTCIS Projetos. A Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, de Santana do Parnaíba, também participou da Feira de Ideias do concurso. A cerimônia de premiação ocorreu em novembro e está disponível no Youtube.

União de esforços

A jovem produziu um planejamento com duração prevista de oito meses para a execução da proposta, que vai desde a busca por parceiros para aquisição de mudas e instalação de cercas, até a mobilização de líderes para trabalhos sociais com a população rural. “Estamos em contato com órgão públicos, associações e empresas para unir esforços e ter condições de iniciar os trabalhos a partir do primeiro semestre do ano que vem”, explica Vitória. Ela pretende desenvolver um piloto ao redor de uma represa localizada dentro da área agrícola da Etec de Quatá.

O projeto foi idealizado para atender quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): Educação de Qualidade (ODS4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Vida Terrestre (ODS 15), e Parcerias e Meio de Implementação (ODS17). “A restauração das áreas de nascentes irá proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, beneficiando os três municípios banhados pelos rios da região”, afirma.

Para o orientador, a proposta tem grande potencial para ser colocada em prática, tendo em vista o baixo custo de produção e o engajamento da sociedade na preservação do meio ambiente. “As organizações estão atentas aos incentivos propostos para quem investe em ações socioambientais. Trata-se de uma grande oportunidade para contribuir com o avanço da atividade agrícola em sintonia com a legislação ambiental, além de servir como instrumento de ensino pedagógico na própria instituição”, destaca.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar