Brasil,

Como driblar os efeitos da inflação no bolso das famílias brasileiras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana - Broto Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Educadora financeira do Instituto Soaper ensina como economizar com a alta dos preços

Alimentação, transporte e remédios são alguns dos produtos e serviços que tiveram os maiores reajustes de preços por conta da alta inflação que assola o Brasil. E outubro seguiu nessa crescente, uma vez que fechou o mês com uma nova alta de 1,25% no índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a educadora financeira e especialista em finanças pessoais, Aline Soaper, a inflação chegando à atual previsão de 8,24 diminui o poder de compra e o padrão de vida dos brasileiros.

“Essa alta nos preços impacta diretamente no bolso das famílias brasileiras, já que a maioria não tem margem para aumentos significativos nos itens essenciais. A previsão era que a meta inicial de inflação para 2021 fosse de 3,75%, já estamos em 8,24% e a previsão é fechar o ano em mais de 10%. E isso se reflete diretamente na mesa do brasileiro, já que os preços dos alimentos básicos já subiram bem acima dos 8,24% . As carnes bovina e de aves tiveram um aumento de 30% e o salário, infelizmente não acompanhou isso”, explica a educadora. E foi de olho nessa dificuldade de muitos brasileiros de organizar, poupar e investir o seu dinheiro, que Aline criou o Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc). A organização oferece cursos 100% on-lines voltados para educação financeira e desde 2018 já formou mais de seis mil consultores de finanças pessoais.

E uma pesquisa recente que corrobora essa percepção da especialista é o levantamento do Instituto Locomotiva. Segundo dados publicados pela instituição, no primeiro semestre deste ano, o percentual da população brasileira pertencente à chamada “classe média tradicional” caiu de 51%, em 2020, para 47% em 2021 – mesma fatia da classe baixa no país. “E as projeções para o ano que vem também não são promissoras. Mesmo que o salário mínimo em 2022 tenha o maior reajuste desde o ano de 2016, a correção não prevê ganhos reais aos trabalhadores, uma vez que o poder de compra apenas será igualado aos preços atuais. A verdade é que, até que haja um novo reajuste de salário, os brasileiros seguirão sentindo o bolso a alta da inflação”, explica a especialista. Responsável por ensinar milhares de brasileiros sobre finanças pessoais, Aline Soaper oferece quatro dicas para ajudar as famílias brasileiras a driblar os efeitos da inflação:

1)Pesquisa de Preços;

“A pesquisa de preços, por parte dos consumidores, deve ser constante. Observar os dias da semana que os supermercados fazem promoções de itens específicos, por exemplo, é fundamental para evitar gastos”, explica a educadora financeira. Neste caso, no entanto, é preciso ter cuidado para não gastar mais indo muitas vezes ao supermercado. “Faça a lista e vá ao mercado com a mesma lista, anotando o que já foi comprado no dia anterior para não repetir. E fuja da tentação! Compre apenas os itens essenciais”, acrescenta a especialista.

2)Substituição de Produtos;

“Trocar produtos que aumentaram muito de preço por itens com valor menor é uma ótima alternativa para economizar nos gastos da família. E dê preferência às marcas que oferecem melhor custo x benefício, seja ela uma marca branca ou uma embalagem que oferece uma quantidade maior de litros os kgs por preço”, explica a educadora.

3)Aproveitamento total dos alimentos:

Segundo uma pesquisa da ONU (Organização das Nações Unidas), 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019. Nesse total, estão os alimentos vendidos para residências, varejistas e restaurantes. Os dados mostram que o desperdício também gera impacto, principalmente nas famílias que estão na linha da pobreza.

“A comida está cara e temos muitas famílias brasileiras passando necessidade, por isso o desperdício não é uma opção. Valorize cada centavo gasto. É importante cada família fazer a sua parte, evitando o desperdício de alimentos, reaproveitando cascas para fazer novas receitas, acompanhando o prazo de validade para consumir antes do alimento ser perdido e reaproveitando sobras para criar novas receitas para a próxima refeição”, aconselha Aline Soaper.

4)Controle de Gastos Semanais;

“Sem o acompanhamento dos gastos, o seu dinheiro não rende. É preciso ter um controle na unha de tudo que entra e sai do orçamento familiar. Faça esse controle por semana, assim você pode ir acompanhando quando foi gasto, por exemplo, de feira, mercado, combustível, remédios e luz e ir comparando com as semanas e meses anteriores. Notou um aumento? É hora de frear” acrescenta.

E quem põe em prática boa parte dessas dicas é a vendedora Aretusa Justi Baptista Villas Bôas, de 39 anos e que mora com a mãe e a filha. Com a alta dos preços, Aretusa tem sentido na pele o efeito da inflação nas despesas da sua casa. “O preço dos alimentos subiu muito nos últimos meses. E com uma criança e uma idosa em casa, que precisam de uma alimentação bem balanceada e equilibrada, está cada vez mais difícil manter o padrão de antes. Eu comparo encartes de diferentes mercados, aproveito as promoções de compre um e leve outro para estocar um produto na baixa e até fico de olho nos dias de promoções, para tentar economizar ao máximo. É realmente uma dança das cadeiras fazer a conta fechar todo o mês”, conta a carioca.

Sobre Aline Soaper:

Fundadora do Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc), Aline Soaper é formada em Direito, com pós-graduação em Direção e Orientação Educacional. Há sete anos, a carioca atua como educadora financeira e formadora de outros especialistas nesta área. Empreendedora desde os 17 anos de idade, Aline era proprietária de uma escola de Educação Infantil, no Rio de Janeiro, em que atendia cerca de 150 alunos e gerenciava uma equipe de 45 pessoas. Ao perceber a dificuldade dos pais em pagar as mensalidades devido aos problemas financeiros, Aline decidiu mudar de vida e se especializar no ramo de finanças pessoais. No ano de 2015, iniciou sua atuação como educadora, oferecendo atendimentos individuais, palestras, treinamentos e cursos para o público-final (empresários, analistas, etc). No final de 2018, criou o Efinc, que hoje forma educadores financeiros e consultores de negócios pelo Brasil e o mundo.

Sobre o Instituto Soaper

Criado em meados de 2018, o Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc), nasceu do desejo da sua fundadora, Aline Soaper, de ajudar a transformar a vida profissional, pessoal e financeira dos brasileiros. Com sede no Rio de Janeiro e atuação 100% digital para o Brasil e o mundo, o Instituto se especializa na formação profissional e capacitação de educadores financeiros e consultores de negócios.

Atualmente, o Instituto Soaper conta com mais de 30 colaboradores, em mais de 7 estados e até consultores em Portugal. Com cursos básicos de formação financeira e especializações avançadas para diferentes nichos de mercado, o Efinc já formou mais de 6 mil educadores financeiros até o momento. Além da formação em “Coach Financeiro - Fincoach" e “Analista Comportamental – Mapper", a Efinc também oferece a especialização “EfincKids”, para educadores financeiros de crianças e adolescentes. Já nos cursos de pós-graduação, a instituição prepara o aluno para orientar e mentorear pessoas que querem sair das dívidas, ter um planejamento financeiro, aprender a organizar as finanças pessoais e empresariais, investir, entre outros objetivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar