CAJ inicia atendimento para crianças com espectro autista seguindo protocolo sanitário da Covid-19
Inaugurado em 1º de agosto, o primeiro centro de referência do autismo da região de Campinas já recebe crianças e adolescentes da RMC.
O início das atividades no recém-inaugurado prédio do Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna já é considerado sucesso. Cerca de 120 famílias estão sendo atendidas.
O CAJ é considerado o primeiro centro de referência no atendimento do autismo da RMC e teve sua inauguração oficial em 1º de agosto de 2020 com a presença de autoridades locais. De maio de 2019 até a data da inauguração, os atendimentos às pessoas com espectro autista eram feitos provisoriamente no prédio do Centro de Equoterapia (CEJ).
Todas as atividades do CAJ seguem os protocolos sanitários contra a disseminação da Covid-19: obrigatoriedade de máscara, utilização de álcool em gel e distanciamento social. Cada criança é atendida em sala separada, sendo possível realizar dez atendimentos por hora.
As atividades são voltadas às crianças e adolescentes a partir de 8 meses de idade que apresentam atraso no desenvolvimento.
Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein, atualmente são registrados cerca de 150 mil casos de autismo por ano no Brasil.
O transtorno do espectro do autismo (TEA), conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente.
O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Para o tratamento, o CAJ conta com atividades com psicopedagogas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
O CAJ é uma empresa privada que atende o serviço público das prefeituras cadastradas no sistema Sismetro. As prefeituras que quiserem se cadastrar podem entrar em contato por email .
CAJ (Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna)
O CAJ nasceu da expertise e dos excelentes resultados do trabalho realizado pela equipe do Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ) no atendimento de autistas.
Em maio de 2019, o proprietário Wilson Mellilo abraçou, ao lado de sua filha Veridiana Mellilo, o desafio iniciar o trabalho voltado às crianças com espectro autista para atender a demanda do Município em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna. Os atendimentos eram realizados provisoriamente no prédio do CEJ.
Em menos de um ano, o Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna atendeu 114 famílias nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e terapia ocupacional.
Desbravando o desafio de abrir o primeiro Centro de Referência do Autismo no circuito das águas, Wilson e Veridiana inauguraram em 1º de agosto de 2020, o prédio do CAJ ampliando a missão da ‘’imensa alegria de servir’’ através de um atendimento de referência a todos. A expectativa é de aumento de atendimentos e municípios após inauguração do prédio que conta com 10 salas e capacidade para 80 atendimentos por dia.
“Dedicamos as nossas vidas ao ato de servir com excelência. O desafio nos encorajou a subir um império para atender nossos pacientes e suas famílias com os melhores profissionais do mercado, embasados nas melhores abordagens e técnicas. Com o trabalho de nossa equipe em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna proporcionamos ao nosso Município um serviço de primeiro mundo. Com o apoio de empresas, escolas e outras prefeituras, disponibilizaremos essa oportunidade à todas as famílias do nosso Estado”, afirma Wilson Mellilo.
O CAJ é uma empresa privada que atende o serviço público com os projetos: Empresa Amiga: Engaja empresas com responsabilidade social comprometidas com nossa causa a disponibilizarem vagas para famílias de toda a região; Escola Amiga: Projetos especiais personalizados e palestras para equipe pedagógica e para alunos, afim de proporcionar a felicidade de todos no espaço escolar e; Prefeitura Amiga: Atendimento especializado para receber a demanda do município em parceria com a secretaria de saúde da cidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário