Brasil,

Professores creem que Covid-19 mudou relações do trabalho mundial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vera Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Após o lockdown na Europa, países como Portugal, que já flexibilizou toda a economia, podem servir de parâmetro sobre os impactos trabalhistas durante o isolamento na pandemia de Covid-19. Para debater o tema, o advogado Paulo Sergio João, professor de Direito do Trabalho da PUC, FGV e FACAMP, recebeu o Dr. João Leal Amado, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, para um webinar mediado pelo Desembargador Marco Antonio Marques da Silva.

Amado, Des. Marco Antonio e Prof Paulo Sergio João

Em Portugal, o governo ajudou os empresários a enfrentar o layoff, uma medida emergencial que suspende temporariamente o contrato de trabalho, e o isolamento social foi rígido. “Precisamos agir rápido e seguir as orientações do governo. Tudo parou por quatro meses para não comprometer o serviço de saúde, mesmo assim tivemos a perda 1.700 vidas. Agora, com o retorno das atividades, damos oxigênio à economia e temos baixo índice de litígio trabalhista. Mas, o dinheiro do governo acabará e – certamente – teremos demissões e problemas com empresas que afetarão toda cadeia: se não recebe, não consome e a preocupação é ter uma espiral descendente”, informou Prof. Amado.

E qual o cenário brasileiro? Prof. Paulo Sergio João mostrou que a situação é parecida, com ajuda emergencial do governo, MPs que viabilizaram manutenção de emprego e pouco litígio judicial. ”Vivemos uma ficção. Precisamos entender que os direitos trabalhistas impactam os problemas sociais. A pandemia deixou o mundo mais igual na crise e mostrou a importância da proteção do trabalho. Espero que essa nova sociedade edifique maior autonomia contratual, com construção mais sólida de compliance e valorização dos direitos trabalhistas”.

De consenso, os professores de Direito Trabalhista acreditam que as crises econômica e social provocadas pela Covid-19 vão impactar as percepções das futuras relações de trabalho com um olhar mais benevolente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar