Prova Fácil multiplica 10 vezes o faturamento em oito anos
A Prova Fácil, principal plataforma de gestão de avaliações do País, aponta que em sete anos (de 2012 a 2019), multiplicou em 10 vezes o faturamento e conta atualmente com valuation (valoração da empresa) de US$ 10 milhões. Com a aposta de crescimento em consonância com o processo de transformação digital pelo qual passa o setor educacional neste momento de pandemia, em que as ferramentas on-line estão cada vez mais demandadas por instituições de ensino, a Prova Fácil estima uma expansão neste ano. Somente no segundo trimestre, período da pandemia do novo coronavírus, a Prova Fácil cresceu 20% com a contratação de suas soluções.
Sediada em Belo Horizonte (MG), a empresa comemora resultados expressivos, entre eles destaca-se o fato de que 10% das provas aplicadas no ensino superior brasileiro são geridas pela plataforma, que acumula mais 100 milhões de avaliações realizadas.
Já consolidada no ensino superior, tendo como clientes as principais marcas educacionais do país, entre elas o Centro Paula Souza - instituição pública de ensino profissional, que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial nas provas-, a empresa tem grandes oportunidades de ampliar o leque de instituições de ensino atendidas. São cerca de 2 milhões de estudantes que utilizam a ferramenta, em todos os estados brasileiros, e mais de 300 campi.
Abaixo, segue a história de empreendedorismo do fundador:
Prova Fácil estima crescimento em 2020
Parceira de grandes grupos educacionais, empresa mineira já é responsável pela avaliação de 10% dos alunos do ensino superior brasileiro
O cenário do armário do professor repleto de provas a serem corrigidas sempre incomodou Adriano Guimarães, que atuava como diretor de operações da Anhanguera Educacional. Foi com o objetivo de mudar o mindset das instituições educacionais que ele assumiu em 2012 a função de CEO da Prova Fácil, principal plataforma de gestão de avaliações desenvolvida no País.
O resultado de sua visão empreendedora não tardou a aparecer. Nos últimos anos, a ferramenta tem gerado 35% de redução nos custos operacionais, 70% de diminuição do tempo gasto com correção de provas e 92% de redução nos pedidos de revisão de prova.
De fato, a tecnologia e a inovação estão revolucionando a educação no Brasil e no mundo. O segmento exige cada vez mais avanços e modernização para acompanhar a demanda e, principalmente, as necessidades de aprendizado dos alunos. E é neste mercado promissor que está inserida a Prova Fácil.
Para Guimarães, a tecnologia é um das formas de melhorar a educação, por meio da aplicação e correção de provas e simulados com mais eficiência e qualidade. “As provas representam pontos críticos dos sistemas de ensino, mas, quando bem elaboradas e aplicadas, podem ser a peça-chave para um dos maiores desafios do Brasil: melhorar a qualidade da educação”, afirma.
Para as mais de 200 instituições de ensino clientes da Prova Fácil, as pilhas de provas a serem corrigidas à mão ficou no passado. O principal produto da empresa facilita justamente a vida dos docentes. Mais de 80 mil professores já baixaram o aplicativo, que gera redução de custos para as marcas educacionais, de tempo em todo o processo de aplicação e correção de provas e melhorias no ensino. Por sua vez, os alunos são beneficiados com uma preparação mais consistente, graças aos simulados e provas de alto nível.
O professor recebe ainda um diagnóstico do nível de desempenho dos alunos da turma, e individualizado de cada um dos estudantes. A plataforma corrige as avaliações de forma automatizada, tanto de papel, quando on-line, criando indicadores, inclusive, com métricas sobre quais pontos os alunos precisam estudar mais para avançar na performance. O software até monta as provas, de acordo com as regras de dificuldade da instituição de ensino.
Melhores provas, melhores alunos
“Somos líderes na América Latina em gestão de provas e estamos no centro da revolução tecnológica atual. Atendemos instituições de ensino com soluções que geram clareza e simplificam todas as etapas de um processo de avaliação”, enfatiza Guimarães.
Sediada em Belo Horizonte (MG), a Prova Fácil comemora resultados expressivos, entre eles destaca-se o fato de que 10% das provas aplicadas no ensino superior brasileiro são geridas pela plataforma, que acumula mais 100 milhões de avaliações realizadas com a finalidade de oferecer serviços que tornassem os processos de avaliação mais transparentes, eficientes e com indicadores claros que colaborem para o aprendizado. Foi uma tacada de sucesso.
A Prova Fácil é a única empresa que cuida do processo de avaliação de ponta a ponta, garantindo um olhar de gestão mais assertivo, otimizando recursos e gerando insights de melhorias a partir de benchmarking.
A plataforma é indicada para ser utilizada por alunos, professores e gestores de marcas educacionais que querem ter uma estratégia mais assertiva.
Edtech promissora
Com a aposta de crescimento em consonância com o processo de transformação digital pelo qual passa o setor educacional, a Prova Fácil estima uma expansão de 100% neste ano.
Já consolidada no ensino superior, tendo como clientes as principais marcas educacionais do País, entre elas o Centro Paula Souza, instituição pública de ensino profissional, que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial nas provas, a empresa tem grandes oportunidades de ampliar o leque de clientes na educação básica.
A Prova Fácil conta com investimentos de grupos como Confrapar e FF4, tendo sido selecionada entre 5 mil startups para participar do primeiro programa de aceleração do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) em 2019. Também figurou entre as top 5 empresas selecionadas para o Startout Boston, programa de internacionalização da Apex, ano passado.
Com uma equipe de especialistas, a empresa busca atrair novos investidores interessados em se associar a tecnologias que aceleram resultados de instituições de ensino, possibilitando um melhor processo de aprendizagem de estudantes.
Além da plataforma para a gestão de provas e simulados das marcas educacionais, a Prova Fácil também espera aumentar o faturamento em diversas outras soluções, como a Prova Fácil Processo de Seleção, que auxilia no processo seletivo de profissionais e na aplicação de concursos públicos; e a Prova Fácil Pesquisa, que traz análises sobre o pensam de sua instituição para que possa ter melhorias nos pontos necessários.
Para Guimarães, existe uma diversidade de possibilidades de negócios para a Prova Fácil, que contribui para o avanço da educação brasileira. “Com a geração de inteligência e estratégia, as avaliações são mais assertivas e os alunos, os melhores”, conclui.
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