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Colégio Visconde de Porto Seguro realiza Scratch Day online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Pape
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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Objetivo é desenvolver a habilidade dos estudantes e aprofundar a criatividade em desenvolvimento de projetos digitais que envolvem programação

Os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro participam, na próxima semana, do VII Scratch Day Porto: ON-LINE. O projeto conta com atividades para aprender a programar e celebrar o Scratch, que será realizado totalmente on-line. A ideia do evento é que os alunos possam programar seus próprios jogos, animações e histórias interativas. Além disso, em rede, os estudantes podem compartilhar suas criações com outras pessoas na comunidade on-line. O Scratch ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — habilidades essenciais para a vida no século XXI.O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT.

O evento estimula os estudantes a programar em uma linguagem gratuita que permite criar por meio de produção e compartilhamento de jogos e animações, baseados nessa linguagem de programação. Os alunos dos ensinos fundamental I e II, no colégio aprendem conceitos de programação e pensamento computacional desde a Educação Infantil, por meio de atividades lúdicas e interativas, bem como o do aplicativo Scratch Jr., neste evento os alunos serão desafiados a colocar em prática seus conhecimentos sobre programação em blocos com o Scratch 3.0. Cerca de 4.800 alunos do Colégio Porto Seguro devem participar do evento online.

A programação do evento ainda prevê diversas Lives. No dia, 16/06, das 19h às 19h45, o tema é “Interrelação entre conceitos de cinema de animação e programação”, com o palestrante Tiago Soarez. Na quarta-feira, 17/06, às 19h, o assunto é “Games e Gamificação: o Scratch e as infinitas possibilidades educativas”, com Angelo Costa. Marinilce Belmudes e Ana Lúcia Stella falarão sobre “Scratch: programação como conteúdo de aprendizagem”, no dia 19/06, às 19h. Os Professores também terão a “Oficina: Introdução à lógica de programação com Scratch - Como transformar conteúdos em animações interativas utilizando o Scratch 3.0”, no dia 18/06, às 16h, com Alexandre Regatieri e José Carlos de Souza Soares (campus Morumbi), Francisco Tupy e Gerson de Oliveira (campus Panamby) e Danilo Cunha e Ghislayner dos Santos (campus Valinhos).

Confira a programação:

Ensino Fundamental I

F2

Dia: 16/6 (3ª feira)

Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30

O desafio é criar um divertido jogo de tabuleiro, a movimentação será realizada por meio de comandos de programação. Materiais necessários: papel sulfite, lápis ou canetas coloridas e uma tampa de garrafa.

F3

Dia: 17/6 (4ª feira)

Alunos da tarde: 10h às 11h
Alunos da manhã: das 15h30 às 16h30

Que código é este?

Os alunos observarão uma animação sem visualizar os blocos de comandos no Scratch 3.0 e precisarão reeditá-los inserindo os blocos corretos.

F4

Dia: 18/6 (5ª feira)

Alunos da tarde: 9h às 10h30
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h

O que você gostaria de ver através da sua janela?

Devido ao confinamento da COVID19, olhamos o mundo pela janela. Nesta atividade os alunos terão como objetivo criar animações com o Scratch 3.0, projetando o que gostariam de ver utilizando como cenário fotos tiradas das janelas de suas casas. Link de referência: https://hackart.eduard.cat/2020/03/hack-your-window.html

F5

Dia: 19/6 (6ª feira)

Alunos da tarde: 9h às 10h30
Alunos da manhã: das 15h30 às 17h

#fiqueemcasa #fiquebem

Criar um jogo no Scratch 3.0 utilizando bloco de programação do sensor de vídeo para coletar objetos referentes ao que nos faz bem em casa. O jogador terá um tempo determinado e cada objeto coletado somará pontos.

Ensino Fundamental II

F6

Scratch com Video Sensing

O objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando a extensão Video Sensing. Com essa extensão, os alunos conseguem controlar os atores/personagens utilizando a interatividade de vídeo em tempo real. A extensão junto com os demais blocos de programação, geram ações a partir dos gestos executados em frente a Webcam do dispositivo (notebook/tablet). Alunos que por algum motivo não tenham Webcam disponível, podem utilizar as teclas para executar os blocos de programação.

F7

Robô com Inteligência Artificial

Para introduzir o conceito da inteligência artificial com programação em blocos, os alunos irão desenvolver com o Scratch um robô que se movimenta sozinho por uma pista. Cada participante será desafiado a criar sua pista de corrida onde os personagens irão se movimentar sozinhos e, posteriormente, poderão alterar o código e ver os diferentes resultados no comportamento da programação.

F8

Scratch – O Jogo Mais Difícil do Mundo

O Objetivo da atividade é criar um projeto no scratch onde o aluno possa ser estimulado (Desafiado) a programar (Reescrever o Jogo mais Dificil do Mundo). O Objetivo do jogo é levar o ator/personagem até um ponto predeterminado, sem esbarrar nas bolinhas pretas em constante movimentação.

F9

Scratch Sinaleiro

O Objetivo da atividade é criar um projeto no Scratch utilizando o arduino na plataforma Thinkercad. O aluno precisará criar um sistema de cancela que controlará a passagem do trem. Posteriormente as luzes deverão piscar, avisando a chegada do trem para a população da cidade.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.


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