Material estimula reinvenção dos espaços de forma inclusiva pelas crianças na pandemia
Quem não se lembra de construir uma toca, uma cabana ou uma caverna quando criança? Foi pensando nesses episódios que surgiu o material pedagógico “Arquitetura infantil: reinventando os espaços”. O conteúdo foi idealizado e desenvolvido pelo Projeto Brincar, iniciativa da ONG Mais Diferenças, da Fundação Grupo Volkswagen e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Todo o conteúdo foi produzido durante a pandemia do coronavírus e está disponível para download gratuito. É composto por um guia que reúne reflexões pedagógicas, inspirações artísticas e sugestões de brincadeiras. Mesmo em casa e em distanciamento social, todas as crianças – com e sem deficiência – podem brincar de construir tocas, tendas e barracas usando materiais de fácil acesso, como lençóis e cadeiras.
Todo o conteúdo foi produzido durante a pandemia do coronavírus e está disponível para download gratuito. É composto por um guia que reúne reflexões pedagógicas, inspirações artísticas e sugestões de brincadeiras. Mesmo em casa e em distanciamento social, todas as crianças – com e sem deficiência – podem brincar de construir tocas, tendas e barracas usando materiais de fácil acesso, como lençóis e cadeiras.
“A leitura que as crianças fazem dos ambientes amplia as possibilidades de transformação dos lugares. Por isso, acreditamos na importância de ouvi-las, brincar com elas, contar com a Arquitetura Infantil para construir a brincadeira, atentos ao que elas nos apresentam”, diz trecho do material.
Além do guia, estão disponíveis também fichas com ícones de Comunicação Alternativa; um vídeo com os sinais de Libras correspondentes aos ícones; e três faixas de áudio com sons da natureza, da cidade e de casa. Esse conjunto de materiais complementares contribuem para que a brincadeira seja mais divertida e inclusiva.
O material foi lançado na programação oficial da Semana Municipal do Brincar, realizada pela Prefeitura de São Paulo. O evento on-line contou com a participação da ONG Mais Diferenças, Fundação Grupo Volkswagen e representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Confira a apresentação.
Garantir a todas as crianças -com e sem deficiência - o seu direito de brincar, a partir de suas próprias fantasias, pode dar sustentação para que cresçam mais criativas, desenvoltas, inteiras e potentes. E é por esse motivo que, segundo os organizadores, é fundamental que materiais pedagógicos tenham como premissa a inclusão e contem com recursos de acessibilidade.
Para obter o material “Arquitetura infantil: reinventando os espaços” acesse: http://maisdiferencas.org.br/materiais/arquitetura-infantil-reinventando-os-espacos/
Trio de Logos: Fundação Grupo Volkswagen, Mais Diferenças e Cidade de São Paulo, Educação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário