Brasil,

Gamificação é alternativa para ensino de inglês durante período de distanciamento social

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Vella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Alunos do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), utilizam a técnica nas aulas virtuais

A gamificação é a aplicação de elementos de jogos e técnicas de design de jogos para problemas reais, que podem ser empregadas tanto para o meio corporativo quanto para a vida social. Em geral, ela é utilizada para aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários, potencializando a consciência sobre um produto ou uma ideia.

O que a gamificação faz é tornar tarefas cotidianas muito mais prazerosas. Seu potencial pode ser considerado imenso: funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo, resolver problemas, entre outros. É uma ferramenta poderosa para engajar os indivíduos, trazer mais cor à atividades comuns do cotidiano. A estratégia tem conseguido cada vez mais espaço na sociedade, sendo utilizada inclusive em aplicativos, livros, campanhas, sites e tem se tornado uma ferramenta envolvente para comprometer os jogadores que participam, distribuindo gratificações cada vez mais atraentes.

No Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), a gamificação está sendo utilizada para aperfeiçoar o ensino da língua inglesa para crianças e jovens, pois, em meio ao isolamento social, atualmente as aulas estão ocorrendo em ambiente on-line. A ferramenta já era utilizada antes da suspensão das aulas presenciais, mas se intensificou com as atividades domiciliares.

De acordo com a Coordenadora de Internacionalização do Arquidiocesano, Vanessa Bocchi, a aplicação demonstra que a diversão é a maneira mais leve para impactar positivamente no aprendizado e em mudanças de comportamento. “Os elementos de gamificação para o ambiente virtual são utilizados em jogos como caça ao tesouro com contação de histórias, adivinhações com emojis e para desenvolver o vocabulário em inglês”, esclarece.

A docente explica que a gamificação não está relacionada apenas a entretenimento, pois também é uma ferramenta de aprendizagem com muito potencial, que usa a linguagem da tecnologia a seu favor. “Com ela, é possível despertar o interesse, a participação e estimular a resolução de problemas de forma rápida e praticando o poder de decisão dos alunos”, revela.

Outra vantagem do uso da ferramenta apontada pela professora é que ela reforça características positivas do ser humano, como cooperação, pensamento crítico, progresso, reconhecimento social, entre outras.

“A estratégia de gamificação possui uma determinada estrutura, que a torna capaz de provocar sentimentos muito intensos e estimulantes. Os objetivos estabelecidos aumentam o foco e a concentração e os desafios e recompensas são a grande motivação”, explica.

Uso da gamificação no processo de ensino-aprendizagem:

- Por meio dela é possível transformar métodos de estudo, conquistar novas habilidades e organizar sob uma nova perspectiva as rotinas, tarefas e desafios do dia a dia;
- Estimula a competição saudável;
- Premia imediatamente;
- Trabalha com feedbacks (positivos e negativos), diretamente atrelados às ações e decisões tomadas;
- Traz a percepção de evolução;
- Promove a superação;
- Incentiva o compartilhamento e a colaboração entre os alunos.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar