Quatro soluções inovadoras de estudantes pernambucanos são finalistas da 8ª edição do Campus Mobile
Os apps, que concorrem a uma viagem ao Vale do Silício, fazem parte das categorias Saúde, Smart Cities, Smart Farm e Games
O estado de Pernambuco conta com o maior número de finalistas da 8ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.
Na categoria Saúde, o aplicativo AuTapp tem o objetivo de conectar pais e terapeutas de forma a auxiliar no cotidiano de crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista. O app funciona como um diário da criança, onde os pais/responsáveis podem reportar aos terapeutas os comportamentos incomuns em seu dia a dia e, também, planejar a rotina da criança e antecipar suas atividades. A solução foi criada pelos estudantes Laís Bandeira Miranda da Silva, Gabriela Alves Rodrigues e Erick de Almeira Oliveira Riso, da Universidade Federal de Pernambuco.
O aplicativo Caramelo, que está concorrendo na categoria Smart Cities, visa promover eventos sociais voltados para animais em situação de rua, assim como oferecer informações de localização de hospitais, pontos de atendimento, vacinação e castração. A plataforma também será um meio para divulgação de adoção consciente de animais de rua e permitir a doação para organizações, instituições e protetores de animais. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco Douglas Santos da Silva Vasconcelos e Iraline Nunes Simões, e Jurandir de Castro Vasconcelos Junior, da Faculdade Nova Roma.
Disputando na categoria Smart Farm, o Fish Eye é uma rede de monitoramento de qualidade de água, focada para em entidades governamentais, ONGs ambientais, psicultores e carcinicultores. O projeto foi criado pelos estudantes Rafael Marinho de Araújo, Luana Campos Amado e Daniel Carriço de Lima Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco.
Por fim, concorrendo na categoria Games, o Lunette é uma plataforma onde o jogador deve ajudar o pequeno Eli a restabelecer o equilíbrio dos planetas ao seu redor. O projeto busca trabalhar a percepção de uma criança sobre a maneira de lidar com os sentimentos e emoções a partir de uma abordagem lúdica e interface intuitiva, transformando sua postura ao lidar com as adversidades no dia a dia. O game foi desenvolvido por Elaine Cruz Farias, Nathália Cruz Farias e Luane Barbosa da Silva Lima, da Universidade Federal de Pernambuco.
Oportunidade de conhecer o Vale do Silício – Cada aplicativo concorre com outros dois projetos em suas respectivas categorias do Campus Mobile. Ao todo são 18 projetos finalistas divididos em seis categorias: Saúde, Diversidade, Smart Cities, Smart Farms, Educação e Games. Os vencedores do concurso serão premiados pelo Instituto Claro com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, para uma imersão nas principais empresas de tecnologia do mundo. O resultado, com a indicação dos vencedores, será divulgado no mês de maio.
Conheça todos os finalistas no portal https://www.institutonetclaroembratel.org.br/nossas-novidades/conheca-os-projetos-selecionados-para-a-8a-edicao-do-programa-campus-mobile/
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário