O impacto da pandemia do novo Coronavírus na educação
O estágio auxilia os estudantes a permanecerem em sala de aula e contribuírem com o país
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, revelou dados do grande impacto da Covid-19 no aprendizado. O resultado assustador mostra pelo menos 85 países fechando estabelecimentos de ensino em todo o território para conter a transmissão do vírus. Assim, são mais de 776 milhões de alunos, entre crianças e adolescentes, fora das salas de aula.
Esse cenário é triste, pois nem todos esses povos têm acesso a uma pedagogia à distância, por falta de tecnologia ou Internet. Na instrução básica a conjuntura é um pouco pior, devido já a falta de utilização de meios digitais. Ou seja, ainda é preciso passar por um período de adaptação e com urgência.
Para agravar as dificuldades, universitários têm perdido seus empregos ou estágios diante a dificuldade global. Isso é, muitos ficam sem ter como pagar a instituição de ensino e acabam abandonando os estudos. Dessa forma, vale lembrar da desistência escolar já existente no Brasil: chega a 41% e gera cerca de R$ 151 bilhões por ano em gastos ao país. Um número alarmante! Com esse momento turbulento, quantos jovens continuarão seu desenvolvimento? Qual o impacto para nossa sociedade? Infelizmente, se não nos apoiarmos e defendermos essa faixa mais frágil da população, pagaremos um preço caro por esse descuido.
É preciso dar a devida atenção a essas informações, pois se trata do futuro dos brasileiros. Em razão disso, uma alternativa é reter e continuar contratando estagiários. Assim, a juventude consegue preservar a independência financeira e sustentar sua aprendizagem.
Nesse momento é essencial segurar firme as rédeas da situação para minimizar os efeitos pós-crise. Por isso, o ato educativo escolar conserva também o desenvolvimento da nação, além de diminuir os gastos públicos decorrentes da evasão.
Portanto, não deixemos de investir na mocidade. Nosso esforço ajudará o Brasil a caminhar. Estamos juntos!
Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.
Sobre a Abres
A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário