Escolas municipais do interior de SC adotam plataforma de jogos digitais para elevar ensino da matemática
Cerca de 800 alunos de 5 a 12 anos de Massaranduba passam a ter acesso ao sistema de gamificação da Matific, com centenas de planos de aula e relatórios de desempenho de forma automática, individual e em tempo real
As escolas municipais do município de Massaranduba, no interior de Santa Catarina, apostam nas novas tecnologias de gamificação para elevar o nível de ensino da matemática dos alunos da rede públicas. Trata-se de um acordo firmado entre a Prefeitura e a empresa internacional Matific, que atua com plataforma digital de jogos matemáticos desde a educação infantil até o sexto ano.
Pela parceria, celebrada no início deste ano, cerca de 800 alunos (de 5 a 12 anos) e 50 professores da rede municipal de ensino passam a utilizar a plataforma de jogos educacionais para o ensino da matemática no currículo escolar.
A intenção do projeto é, além de combater o nível de defasagem do ensino da matemática, aumentar o engajamento de alunos e professores por meio de novas tecnologias de aprendizagem.
Com o projeto de matemática digital, as escolas se integram ao novo currículo nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aos principais livros didáticos de matemática, incluindo o Material Didático do Município. A plataforma conta com centenas de planos de aula e relatórios de desempenho de forma automática, individual e em tempo real.
O sistema Matific já é adotado em 45 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de jogos matemáticos é utilizada por cerca de 3,5 mil colégios públicos e privados.
“O uso da plataforma de jogos da Matific vem para complementar o trabalho dos professores em sala de aula e também para aproximar a nossa rede de educação das metodologias ativas, em especial da gamificação. Além de sermos o primeiro município do estado catarinense a adotar tal tecnologia, a proposta é tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e prazeroso, para que as crianças aprendam matemática de uma forma mais lúdica e atrativa”, diz o secretário de Educação de Massaranduba, Cristiano Rodolfo Tironi.
Para Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, a tecnologia é a grande aliada para melhorar a qualidade da educação a curto prazo e com a escala necessária, dado que temos mais de 30 milhões de alunos na educação básica em nosso País”, comenta Szyller. “Com a tecnologia, os alunos passam a ser protagonistas e ter autonomia sobre seu aprendizado, permitindo que o aprendizado aconteça em qualquer lugar, basta apenas um smartphone do pai ou mãe, por exemplo”, acrescenta.
Sobre a Matific
A Matific é uma empresa startup Israelense que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.
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