Brasil,

Uvebs conclui Carta da Baixada Santista em apoio às PECs pela continuidade do Fundeb

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Christiane Disconsi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Audiência Pública referendou apoio dos profissionais de educação da Baixada à manutenção do Fundo

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) concluiu na tarde desta sexta-feira, dia 7, a “Carta da Baixada Santista”. O documento a ser enviado ao Ministério da Educação foi elaborado após a realização de uma Audiência Pública Metropolitana sobre o futuro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), criado pelo Governo Federal através da Emenda Constitucional 53/2006, que coloca a vigência do mesmo até o final de 2020. A audiência ocorreu mais cedo, no Teatro Guarany, em Santos.

No documento, o colegiado expressa apoio às Propostas de Emendas à Constituição (PEC) que tramitam na Câmara (PEC 15/2015) e no Senado (PEC 65/2019) e que devem ser votadas em março. As três propostas foram detalhadas pelo consultor legislativo e especialista em educação, Paulo de Sena Martins, que participou da Audiência Pública a pedido da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP). Se aprovadas as novas regras culminarão para uma participação maior do Governo Federal na distribuição de recursos para a Educação, podendo chegar — em algumas propostas — a até 40% em 10 anos.

REALIDADE REGIONAL

Técnicos dos municípios da Baixada Santista apresentaram os números de arrecadação e emprego da verba do Fundeb. Durante o evento ficou claro que a verba disponível já é insuficiente, pois há aporte de verba municipal para complementar os custos com Educação.

Em cinco das nove cidades da região, o Fundeb representa mais de 50% do investimento anual por aluno. O montante injetado nas cidades da Baixada chega a R$ 500 milhões.

Na maioria das cidades o valor é empregado, quase que integralmente, em folha de pagamento. Para se ter uma ideia, em Praia Grande, cidade com cerca de 336 mil habitantes — sendo 52 mil estudantes na rede municipal — a verba enviada pelo Fundeb é empregada 100% em folha de pagamento. Este montante representa 50% do valor total do Orçamento Municipal destinado à Educação. Por este motivo, a Administração Municipal complementa com verba própria a outra metade do orçamento. Esta parte é destinada à capacitação de professores, manutenção e aluguéis de unidades escolares, além de outras despesas gerais.

Já em Peruíbe, além da folha de pagamento, o valor é usado para custear a merenda escolar, que é servida não somente nas unidades municipais, mas também nas estaduais, como a ETEC da Cidade.

O cenário regional foi reforçado durante apresentação do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado, professor Eduardo Cezar da Silva, que ressaltou a importância do Fundeb para a educação. “Sem Fundeb, é inexequível a educação no município, pois se não é tudo, é quase tudo”, concluiu ao ressaltar que a verba deveria ser suficiente também para custear o aprimoramento dos profissionais.

PRÓXIMOS PASSOS

A Carta da Baixada Santista será encaminhada ao Ministério da Educação, Câmara dos Deputados, Senado Federal e a UNCME. No documento, constam dados regionais e o apoio às PECs que tramitam no Senado e Câmara dos Deputados.

A vereadora Audrey Kleys (Progressistas-Santos) comemorou o resultado do evento. “A Carta da Baixada Santista representa o sucesso da audiência regional e a vontade de cada técnico da educação em lutar pela permanência do Fundeb. O recurso é essencial para o desenvolvimento e a melhoria na qualidade do ensino público. Vamos acompanhar toda a tramitação das PECs que garantem a permanência do Fundeb, tão importante para o desenvolvimento da nossa educação”.

O presidente da Uvebs, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB-Praia Grande), ressaltou a importância de mais uma ação metropolitana em prol do bem comum. “Foi uma importante manifestação conjunta para que se soubesse a relevância desta verba para a educação nos municípios e a necessidade da continuidade e também de reajustes no valor encaminhado, o que é fundamental para que o serviço seja prestado da melhor maneira possível, afinal a educação é base da sociedade”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar