Confira como foi a estadia do Tito em mais cinco capitais brasileiras
Itinerário da mascote estimula contação de histórias e incentiva novos contadores mirins a se aventurarem pelo mundo da literatura
Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. As cinco capitais receberam, entre 10 e 23 de janeiro, a visita do ursinho Tito com sua campanha em prol da literacia familiar. Os locais escolhidos foram shoppings centers por serem pontos onde crianças, acompanhadas de familiares ou amigos, circulam dia e noite.
A mascote do programa Conta pra Mim, como de praxe, ficou dois dias em cada cidade, mas o cantinho de leitura permaneceu com suas atividades ao longo de 10 dias nos centros de lazer, sempre com a presença dos contadores de histórias, treinados pelo Ministério da Educação (MEC).
Tito nas cidades – Na capital gaúcha, onde Tito esteve nos dias 10 e 11 de janeiro para abrir a campanha, o grande diferencial foi o fato de o contador de histórias Lucas Bassualdo, 27 anos, ser fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele realizou a campanha nessa linguagem, interagindo com crianças e pais. O objetivo foi fazer esse público infantil ser igualmente impactado com a prática da literacia familiar.
Nos dias 13 e 14, em Curitiba, Camila Lima de Assis Monteiro, 22 anos, integrante do Movimento Escoteiro, e o ursinho aproveitaram a experiência do escotismo para aplicá-la às atividades educativas de forma especialmente lúdica. Prendeu a atenção das crianças e conseguiu, assim, passar a mensagem da campanha aos pais.
No shopping baiano, os dias 16 e 17 de janeiro foram marcados pela ação efetiva da cantora profissional Maira Lins de Queiroz Pereira, 27 anos, e da mascote. Além disso, a equipe ofertou lápis de cores no cantinho da leitura para as crianças realizarem as atividades do livreto que ganharam. Isso permitiu com que a meninada quisesse permanecer no espaço o máximo de tempo possível. A contadora ainda fez rodas de canto e danças com as crianças e seus responsáveis.
Nos dias 19 e 20, foi a vez de Tito chegar a Recife. Juliana Domingos da Silva Souza, 35 anos, utilizou técnicas de audiodescrição para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual na ação.
Atriz profissional e professora, Steffanny Bezerra, 32 anos, de Fortaleza, teve um jeito especial de praticar a contação de histórias não apenas nos dois dias, 22 e 23 de janeiro, com a presença de Tito, mas ao longo dos 10 dias seguintes. Atraindo crianças, jovens e adultos, ela repassou a mensagem principal do Conta pra Mim: pratiquem a literacia familiar em casa.
Conta pra Mim – Lançado em dezembro de 2019, o programa visa a difundir a prática da literacia familiar, ou seja, de pais, mães e responsáveis lerem para as crianças. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e reúne uma série de materiais para orientar as famílias a como contribuir na construção do projeto de vida e do sucesso escolar dos pequenos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário