Brasil,

Um ano de reestruturação do setor de educação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rachel Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por César Silva*

O ano de 2019 chega ao fim e deve ficar marcado pela reestruturação do setor da educação. Em todas as frentes vimos movimentos nesse caminho. Poucos foram os grandes negócios e as estratégias adotadas apontam para uma consolidação do ensino superior e expansão do básico, onde ainda há espaço para crescimento tanto da modalidade presencial quanto a distância.

Vale destacar que os grandes negócios no ensino superior se restringiram à compra do Centro Universitário UniAGES e do Centro Universitário UniCuritiba pelo grupo Ânima, o que não o consolida numa posição qualitativa, com resultados de Enade cada vez piores. A instituição luta para tornar suas novas unidades superavitárias e se prepara para uma batalha direta entre uma das suas mais importantes marcas, a Universidade São Judas, com a FAM, por alunos da região da zona leste.

Ainda no que se refere a aquisições, houve a compra da parte de ensino superior do Grupo Positivo pelo grupo Unicsul; e a operação da Adtalem Educacional do Brasil S/A (ex DeVry Educacional do Brasil), adquirida pela Estácio.

Carrinhos de compras deixados de lado, a criação de marcas de holding foi outra estratégia dos grandes grupos. No caso da Estácio, criou-se a YDUQUE para ser a mantenedora do IBMEC e das marcas qualitativas que oferecem cursos de Medicina. Assim, os clientes não veem a relação direta da marca Estácio, considerada não qualitativa, com as joias da coroa recém-adquiridas.

A Kroton, por sua vez, criou a holding Cogna Educação, que fará a gestão das controladas Kroton, Saber, Vasta Educação e Platos. A marca Kroton engloba todas as operações de ensino superior (presencial e EaD). Já a Saber, será voltada para a educação básica (54 operações em 14 estados); enquanto as outras duas serão prestadoras de serviços estratégicos de gestão escolar para instituições de ensino, sendo que as atividades da Vasta Educação são voltadas para a educação básica; e as da Platos, para o ensino superior.

A holding também irá lançar, em breve, a Cogna Venture, fundo de capital de risco com foco em educação. Deste movimento, entende-se que, uma vez que a escola se torna cliente da fornecedora de serviços, todos os seus dados ficam expostos: base de alunos, crédito e fluxo de caixa. E, portanto, os mantenedores das escolas clientes devem estar cientes de que este serviço funciona como uma due diligence (análise de negócios) para uma futura oferta de compra pelo grupo.

Fica evidente assim que o ano fecha marcado por mudanças nas estruturas dos maiores, que se preparam para a consolidação no segmento de educação básica, cujo único grande movimento foi a compra da parte de Sistema de Ensino do grupo Positivo pela empresa Arco Educação. Tal posicionamento deve-se ao fato de a educação superior demonstrar estagnação do número de matriculados.

Já na educação básica a situação é diferente: os grandes, médios e pequenos grupos educacionais começam a brigar por espaço e por alunos, de forma a modificar a organização estabelecida.

* César Silva é diretor Presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e docenteda Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP há mais de 30 anos. Foi vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza. É formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Projetos, Processos Organizacionais e Sistemas de Informação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar