Brasil,

Pets no verão: especialista do CEUB dá dicas de como aproveitar passeios em altas temperaturas com cães e gatos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  máquinacohn&wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito Divulgação CEUB Crédito Divulgação CEUB

Hidratação, proteção solar e monitoramento de ambientes garantem a saúde do animal de estimação, aponta a veterinária

O verão é a estação perfeita para viagens em família, e muitos optam por levar seus pets para aproveitar as férias em praias ou locais com alta exposição ao sol. Porém, esses momentos de lazer podem trazer riscos para a saúde dos animais se não forem tomados os devidos cuidados. Fabiana Volkweis, professora de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), ressalta a importância de proteger os pets durante a estação, garantindo que os animais estejam hidratados, protegidos e monitorados em ambientes diferentes para evitar problemas de saúde.

De acordo com Fabiana, quando a exposição solar é inevitável, é essencial usar protetores solares com fator de proteção superior a 30. Segundo a professora, o produto deve ser aplicado nas áreas expostas cerca de 30 minutos antes do passeio e reaplicado a cada 12 horas. Ela também ressalta a importância de levar água fresca para os pets e oferecer líquidos em intervalos regulares. “Cubos de gelo com caldo de carne, picolés específicos para cães e água de coco são opções excelentes para manter a hidratação”, acrescenta.

Fabiana reforça que há produtos específicos no mercado para proteger a pele de cães e gatos. A veterinária também sugere o uso de roupas com tecidos que refletem a radiação UV como complemento na proteção. “Caso não encontre protetores veterinários, opte por produtos hipoalergênicos e resistentes à água, sempre tomando cuidado para evitar que o animal lamba ou ingira o produto”.

Sobre os famosos mergulhos, a especialista alerta que a supervisão constante é fundamental em piscinas, mares ou lagos. Segundo a docente do CEUB, muitos cães não estão acostumados à água e podem se afogar facilmente. Em casos como estes, ela orienta enxaguar o pet com água corrente após o banho para remover sal ou cloro, prevenindo problemas dermatológicos. “Se o animal ingerir água do mar, isso pode causar intoxicações graves; leve sempre água potável para o passeio”, reforça.

A professora alerta que algumas raças são mais vulneráveis ao calor, como os cães braquicefálicos: Pug e Buldogue Francês. “Essas raças têm dificuldade para regular a temperatura corporal e são mais propensas a hipertermia”, explica Fabiana. Ela recomenda evitar exercícios durante o período mais quente do dia.

Sinais de insolação ou desidratação

Volkweis recomenda atenção aos sinais de insolação ou desidratação nos pets. A professora frisa que sinais como respiração ofegante, mucosas vermelhas, aumento da frequência cardíaca e vômitos pode acender o alerta para estes problemas, ocasionando ricos para o animal. “Se notar esses sintomas, leve o animal para um local fresco, ofereça hidratação e, se os sinais persistirem, procure atendimento veterinário imediatamente”.

Para garantir a hidratação adequada, a especialista reforça que o tutor sempre estimule a ingestão de líquidos oferecendo opções refrescantes, como picolés específicos e caldos de carne congelados.

Outro erro recorrente que tutores cometem é expor o animal em longas caminhadas nas ruas, em períodos mais quentes. Segundo ela, solos como areia ou asfalto, podem causar queimaduras nos coxins dos cães. “Para passeios, o ideal é sempre escolher horários do dia com a temperatura mais amena, como pela manhã ou fim da tarde.”

Sem pânico, tutores! Fabiana Volkweis afirma que se o tutor seguir os cuidados corretamente, o verão será um período seguro e prazeroso tanto para eles quanto para seus companheiros de quatro patas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar