Curto-circuito: dicas para proteger eletrodomésticos durante a viagem
Crédito: Divulgação
Especialista do CEUB recomenda inspeções periódicas e instalação de dispositivo de segurança
Com a chegada do fim de ano, aumento das viagens e período chuvoso, muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados para proteger seus eletroeletrônicos ou, até mesmo, cometendo erros que resultam na perda de aparelhos domésticos. Luciano Duque, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca a importância de precauções simples, mas fundamentais, para evitar danos causados por descargas elétricas ou oscilações na rede elétrica.
O Brasil é recordista mundial em descargas elétricas, são 77,8 milhões de raios todos os anos, conforme relatório publicado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT). Nesse sentido, ao pensar em deixar a casa vazia, o docente afirma que o primeiro passo é verificar se as instalações da residência possuem o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), que deve ser instalado tanto no quadro geral de distribuição quanto nas tomadas.
De acordo com a norma NBR 5410, que estabelece as condições mínimas necessárias para garantir a segurança em instalações elétricas de baixa tensão, esses dispositivos são essenciais para a casa de descargas atmosféricas, sejam diretas ou induzidas. "Quando cai um raio na rede elétrica, ele pode alcançar a residência e danificar os equipamentos conectados às tomadas. Com o DPS instalado, esse risco é mitigado", explica Luciano.
Ao se ausentar por muitos dias do ambiente, também é essencial remover os plugues dos aparelhos das tomadas. Desconectar os equipamentos não oferece risco algum e é uma prática eficaz para prevenir danos. "Televisores, computadores e outros dispositivos devem ser desligados obrigatoriamente por precaução. A única exceção é a geladeira, que mantém alimentos perecíveis e precisa continuar funcionando", orienta o docente do CEUB.
Inspeções regulares na rede elétrica
Não é só na hora de viajar! Luciano Duque indica realizar inspeções regulares nas instalações elétricas com um profissional capacitado, que poderá verificar se estão adequadas e garantir a segurança dos equipamentos tanto no quadro geral quanto nas tomadas, para proteger o lar dos surtos elétricos. “Ao adotar essas medidas preventivas, é possível evitar transtornos e garantir a segurança dos eletrônicos, permitindo a ausência de casa com maior tranquilidade.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário