Brasil,

Consumo consciente ganha força em bares e restaurantes brasileiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com um consumo mais consciente e que busque mitigar o desperdício, a produtividade e o ganho nos estabelecimentos tendem a melhorar (Imagem: Shutterstock) Com um consumo mais consciente e que busque mitigar o desperdício, a produtividade e o ganho nos estabelecimentos tendem a melhorar (Imagem: Shutterstock)

Celebrada no dia 15 de outubro, a data chama a atenção para a necessidade da adoção de práticas para reduzir o desperdício

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Consumo Consciente. Muitas vezes associado apenas ao consumidor final, a conscientização de práticas para reduzir o desperdício precisa se estender a toda a cadeia produtiva: no setor de bares e restaurantes, por exemplo, essas ações devem estar presentes da produção agrícola até a mesa do cliente. Para isso, existem ações sustentáveis que podem ser adotadas em todas as etapas de produção nos negócios do setor, como controle de estoque e o uso de fichas técnicas. Isso torna mais eficiente a gestão de resíduos que, consequentemente, leva a um consumo mais consciente.

Para entender o atual cenário de desperdício, segundo dados de um cálculo realizado pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, o país desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano. Desse total, 15% ocorrem em restaurantes, o que equivale a cerca de 6 mil toneladas. Mas como resolver isso?

A Economia Circular é um conceito que tem como objetivo o retorno dos materiais para a cadeira produtiva, entendendo que o ideal seria a não geração dos resíduos. poupar recursos de forma sustentável e financeiramente viável. As ações incluem, entre outras abordagens, frentes para reduzir desperdícios. Dessa forma, a medida, além de ser benéfica para o meio ambiente, também se torna financeiramente interessante para o dono do negócio: com um consumo mais consciente e que busque mitigar o desperdício, a produtividade e o ganho nos estabelecimentos tendem a melhorar.

A implementação de medidas simples, como o controle adequado de estoque, planejamento correto de compras e aproveitamento integral dos alimentos, é um passo importante para a reduzir o desperdício. Outras ações que podem ser adotadas por bares e restaurantes é a utilização de alimentos orgânicos, práticas de reciclagem de óleo de cozinha usado e, também, em outros resíduos, além do incentivo do consumo consciente entre clientes e colaboradores.

O restaurante Quintana Gastronomia, em Curitiba, no Paraná, é um dos bons exemplos de consumo consciente. Gabriela Vilar, idealizadora do espaço, que está aberto desde 2008, comenta que a gastronomia saudável, com ingredientes orgânicos, é o carro-chefe do estabelecimento: “Valorizamos a cultura regional e os produtores locais, respeitando sempre as estações do ano e o ritmo no qual são produzidos”.

Para Gabriela, um dos principais desafios enfrentados foi a gestão de resíduos: “O que realmente é descartado é mínimo. Direcionamos tudo o que é gerado para o destino correto, separamos corretamente o lixo, incentivamos a reciclagem e realizamos a compostagem”.

Em parceria com o Sebrae, a Abrasel desenvolveu uma série de cursos com foco em sustentabilidade, com capacitações gratuitas para donos de bares e restaurantes. Um dos cursos é o “Como aumentar a produtividade em bares e restaurantes fazendo a gestão de resíduos” que, com uma série de ações práticas, ajuda o empreendedor a adotar medidas que estimulem o consumo consciente na cadeia de produção do negócio.

A capacitação está disponível no site https://abrasel.co/3UKFPt6.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar