Porto do Rio recebe comitiva da Secretaria de Energia e Economia do Mar para tratar de eletrificação e descarbonização
PortosRio, Seenemar e terminais
Nesta sexta-feira (10), o Porto do Rio de Janeiro recebeu uma visita técnica da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (Seenemar/RJ). O encontro teve como objetivo discutir os projetos de eletrificação e descarbonização em curso, além de estreitar os laços institucionais entre as partes.
A comitiva, liderada pelo subsecretário técnico de Energias e Economia do Mar, Sergio Chaves Junior, foi recepcionada pelo diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, e pelo superintendente de Gestão Estratégica, Luis Cesar Fonseca. Durante a visita, foram apresentados dados estratégicos sobre os portos sob administração da Autoridade Portuária, destacando os avanços e desafios de infraestrutura e nas iniciativas de sustentabilidade.
O roteiro incluiu uma visita ao Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária da PortosRio, onde a comitiva pôde observar as operações e a tecnologia empregada. Em seguida, representantes dos terminais de contêineres Rio Brasil Terminal e MultiRio compartilharam informações sobre os projetos de eletrificação e as dificuldades enfrentadas na implantação da infraestrutura necessária para atender à operação. Equipamentos eletrificados e navios que utilizam gás natural liquefeito, como o que estava em operação hoje no Terminal da ICTSI, representam uma alternativa mais sustentável para o setor portuário, pois reduzem emissões de gases como o CO₂, promovendo um transporte marítimo mais limpo.
Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio, ressaltou a importância da parceria: "Essa atuação conjunta entre a PortosRio e a Seenemar é essencial para atender às nossas demandas, desde questões específicas, como o aumento da oferta de energia elétrica no Porto do Rio de Janeiro, até temas mais amplos, como licenciamentos ambientais. A Seenemar se dispôs a ser um parceiro importante na interlocução com outros órgãos estaduais e empresas concessionárias para solucionar os desafios que enfrentamos."
Para Sergio Chaves Junior, subsecretário técnico de Energias e Economia do Mar, a visita foi uma oportunidade estratégica: "Compreender as necessidades de infraestrutura para o crescimento das operações dos terminais foi fundamental. A Seenemar, em conjunto com seus parceiros e o Governo do Estado, está comprometida em buscar soluções que apoiem o desenvolvimento sustentável do Porto do Rio de Janeiro."
A comitiva da Seenemar também contou com a participação de Sergio Augusto Gomes Coelho, subsecretário de Energias; João Leal, superintendente de Portos e Assuntos Nucleares; Gabriela Campagna, coordenadora de Gestão de Portos e Terminais; e Paulo Henrique Zuzarte, coordenador de Logística Portuária.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário